Moradores da Vila Bob Kennedy ganham posse definitiva da terra

27/12/2010 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE) acompanhou o repasse da última parcela do pagamento do terreno da Vila Bob Kennedy, que foi efetuado na semana passada. A área está localizada em Paço do Lumiar, onde vivem 44 famílias - cerca de 120 pessoas. A comunidade aguardava com ansiedade a quitação da área.

Os moradores temiam ser expulsos de suas casas pela segunda vez, já que até então somente uma parcela de R$ 28.000,00, de um total de R$ 92.000,00, havia sido paga pela Prefeitura local à proprietária do loteamento. A ação foi acompanhada pela coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE, Silene Gomes, que também desenvolve ações sociais com as famílias. Às vésperas do Natal, os moradores conquistaram o direito à moradia e comemoraram mais essa vitória. “Foi o melhor presente de Natal que podíamos ter recebido”, comemorou o presidente da Associação dos Moradores, Luciano Aguiar.Em novembro do ano passado, as famílias foram despejadas e tiveram suas casas destruídas, após uma liminar de reintegração de posse. Graças a uma ação da Defensoria Pública, todos puderam permanecer no local e, aos poucos, foram erguendo suas casas.

O despejo dos moradores repercutiu nacionalmente, atraindo a Ouvidoria Nacional da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República ao Maranhão. O titular da pasta, Fermino Fechio, esteve pessoalmente em São Luís para acompanhar de perto a situação.

A Ouvidoria somou esforços com a Defensoria Pública e a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA que, desde o primeiro momento, estiveram ao lado dos moradores na defesa do direito à moradia e da dignidade humana. “Agora o terreno é nosso e vamos poder buscar melhorias em todos os setores”, declarou Luciano Aguiar.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON