Defensores são premiados com medalha Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos

21/12/2010 #Administração
img

Foto:

 

O defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, e o defensor Alberto Guilherme Tavares, do Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, receberam a medalha Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos, na categoria Defensor de Direitos Humanos, durante solenidade realizada na noite de segunda-feira, no Palácio Henrique de La Roque. A honraria foi concedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), em solenidade presidida pelo secretário da Sedihc, que na ocasião representou a governadora do Estado Roseana Sarney. 

A premiação é o reconhecimento do trabalho dos defensores públicos durante o ano de 2010.  “Mais do que uma premiação individual, a concessão da Ordem Timbira é a expressão pública da importância do trabalho dos nossos defensores na proteção de crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, cidadãos sem moradia, encarcerados e tantos outros grupos sociais merecedores de atenção especial. O prêmio nos serve de estímulo a seguir cumprindo nosso compromisso constitucional com a promoção, a defesa e  a efetivação dos direitos humanos e da cidadania no Maranhão”, disse o defensor geral, que integrou a mesa da cerimônia. 

As indicações para a Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos foram feitas pela sociedade, por meio do endereço eletrônico da Sedihc ou na sede da Secretaria. A decisão final, no entanto, foi de um comitê de julgamento.

 O prêmio, diploma e medalha, criado em 2009, foi concedido a personalidades que trabalharam em favor dos Direitos Humanos em 17 categorias. Dentre elas, Defensor de Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Enfrentamento à pobreza. Também foram contemplados aqueles que se destacaram no enfrentamento à violência, à tortura, assim como na promoção da igualdade racial, de gênero e dos direitos da população LGBT, na erradicação do subregistro, do trabalho escravo e na garantia dos direitos da pessoa idosa, com deficiência e da criança e do adolescente.

A cerimônia contou com a apresentação do grupo musical do Projeto Maná, desenvolvido em Codó, com crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal. O grupo abriu a solenidade com a canção "Gostava Tanto de Você", de Tim Maia e encerrou com um canto natalino.

Também estiveram presentes à cerimônia a subdefensora geral do Estado, Denise Dantas, a corregedora Fabíola Barros, os secretários de Estado da Saúde, José Márcio Leite; da Mulher, Catarina Bacelar; a deputada estadual, Helena Heluy; os vereadores Rose Sales e José Joaquim, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Douglas de Melo Martins, os comandantes da PM, Franklin Pacheco, e do 24 BC,  Carlos Henrique Guedes,  dentre outros.  

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON