Núcleo Regional de Timon leva cidadania à comunidade rural

20/12/2010 #Administração
img

Foto:

 

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo Regional de Timon, integrou o mutirão Justiça Itinerante, realizado no povoado Bonitinho, semana passada, dando continuidade ao projeto “Caminhos para a Cidadania”. O objetivo é promover o acesso à Justiça a pessoas carentes, que moram em lugares mais distantes da sede.

Ao todo, foram executadas pela DPE/MA 15 ações judiciais; cinco atendimentos diversos e um requerimento administrativo. Além dos serviços prestados pela Defensoria, a população também recebeu assistência psicológica e social, através de palestras educativas e atendimento médico, entre eles, exames laboratoriais, vacinações e aplicações de flúor. Também foi efetuada a emissão de 61 CTPS e 67 carteiras de identidade, também contabilizam registros de nascimento, casamentos comunitários e entrega de títulos eleitorais.

Além destes atendimentos, a comunidade de Bonitinho e de povoados adjacentes recebeu material para a construção de uma sala de informática e de uma biblioteca, fruto de parcerias com donos de cerâmicas de Timon. “A construção será realizada através de mutirão feito pelos próprios moradores da localidade”, informou a defensora Eloísa Bringel.

  Este é o segundo mutirão realizado no município. O primeiro aconteceu em junho, no povoado de São José dos Perdidos, e ocorreu em conjunto com o Poder Judiciário, Prefeitura de Timon, Ministério Público (MP), Secretaria de Saúde (SES) e Cemar.

O próximo passo do projeto Caminhos para a Cidadania”,  lançado em maio pela Justiça de Timon, será a inclusão de mais parceiros e voluntários nas ações, para que o número de serviços oferecidos pela “Justiça Itinerante” seja ampliado e mais pessoas sejam beneficiadas.

Parceiros do projeto - A atividade é uma promoção do 2ª Vara de Justiça de Timon, o Ministério Público do Estado, Defensorias Públicas do Maranhão e do Piauí, Juizado Especial Cível e Criminal da Timon, Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, Prefeitura Municipal de Timon,  Cemar, Cartório de Registro Cível de Timon, 25º BC, a Iniciativa Privada (Cerâmicas Barro Forte, Livramento e Santo Antônio) e conta com o apoio de voluntários, que agilizam os procedimentos.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON