A Defensoria Pública do Estado (DPE) participará do V Encontro Norte-Nordeste de Assessoria Jurídica Universitária Popular - ENNAJUP, que acontece entre os dias 29 de outubro a 02 de novembro, em São Luís, no sítio dos Padres Capuchinhos, no Maracanã.
Na segunda-feira, quarto dia do Encontro, o defensor público Alberto Guilherme Tavares, com atuação no Núcleo de Moradia da DPE, abordará o tema "Direito à moradia digna". O painel contará ainda com a presença de um membro do Fórum das comunidades ameaçadas de despejo de Paço do Lumiar, projeto acompanhado pelas assessorias do Maranhão em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da OAB e outras instituições.
O V ENNAJUP tem por objetivo fortalecer os princípios da prática extensionista das universidades envolvidas na modalidade de Assessoria Jurídica Popular (AJUP), por meio da integração e coesão entre os grupos de AJUP já existentes nas regiões Norte e Nordeste do país, bem como analisar o papel político do estudante de Direito no que concerne à efetivação dos Direitos Humanos. Para a estudante Nathália Castro, as Assessorias Jurídicas tem sua origem no inconformismo dos estudantes com a maneira tradicional da extensão universitária, transformada em uma verdadeira "aula fora da sala" pela reprodução do mesmo saber técnico da academia.
A comissão organizadora do V ENNAJUP é formada pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular - NAJUP Negro Cosme (UFMA), Projeto de Assessoria Jurídica Univeristária Popular - PAJUP (UNDB) e o Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular - NAJUP Maria Aragão (Faculdade São Luís).
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?