Foto:
Um encontro para celebrar e apresentar o mais novo equipamento de acesso à Justiça no Maranhão. Assim foi o evento que reuniu membros da Defensoria Pública, assim como servidores e representantes de empresas e órgãos parceiros da DPE/MA, na tarde desta quinta-feira (14), na sede da instituição, em São Luís.
Inicialmente no auditório, o defensor público-geral, Gabriel Furtado, compartilhou com o público presente a jornada percorrida pela DPE/MA para assegurar a aquisição da Carreta dos Direitos, adquirida com recursos oriundos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, por meio de um convênio firmado no fim de 2021. “A Carreta custou, já toda pronta e equipada, pouco mais de R$2 milhões. A nossa proposta concorreu com mais de 300 projetos em todo o Brasil e foi uma das contempladas”, enfatizou o defensor-geral.
Como forma de agradecer e reconhecer o trabalho de cada pessoa envolvida na realização, o defensor-geral chamou nominalmente o time de servidores à frente. “Nós fizemos um trabalho que envolveu diversas pessoas para que hoje pudéssemos receber a Carreta, todos os nossos servidores abraçaram o propósito”, destacou.
O defensor público Alberto Bastos, atual Diretor de Assuntos Institucionais da DPE/MA, também se manifestou e apresentou os serviços que a instituição irá prestar na Carreta, por meio do projeto “Defensoria sobre rodas”. “Nós já contávamos com o ônibus-escritório e com a Van dos Direitos para realizar atendimentos itinerantes pelo maranhão. Agora, com a Carreta dos Direito’, vamos aumentar a nossa capacidade de atendimento simultâneo e levar todos os serviços de assistência jurídica gratuita aos lugares que ainda não contam com um núcleo da DPE. Além disso, vamos realizar muitas ações em conjunto com nossos parceiros institucionais, como renegociação de dívidas, emissão de documentos, palestras, entre outros”, anunciou Alberto Bastos.
Já do lado de fora, o público acompanhou o momento divertido e simbólico de “batizado” da Carreta dos Direitos. Com guaraná Jesus, refrigerante icônico do Maranhão, o defensor-geral e o diretor de assuntos institucionais brindaram junto aos convidados. “Nós fizemos uma brincadeira que faz referência ao batizado de navios; quando são inaugurados, é tradicional que uma garrafa de champanhe seja estourada no casco. Aqui, usamos uma bebida que é a cara do Maranhão”, comentou Gabriel Furtado.
Presentes no encontro de apresentação oficial, representantes da Defensoria Pública da União (DPU/MA), da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), do Sesc, da Equatorial Maranhão e da Ouvidoria Geral da DPE, além dos servidores da instituição, puderam entrar na Carreta dos Direitos para conhecer as instalações. “Está linda, bem equipada! Certamente, vai fazer um trabalho precioso e necessário no Maranhão”, comentou a diretora regional do Sesc-MA, Rutineia Monteiro.
A Defensoria Pública do Maranhão assinou o contrato de aquisição e a ordem de fornecimento da Carreta dos Direitos em maio deste ano e o veículo, que saiu de Guarulhos (SP) na semana passada, chegou a São Luís na última segunda-feira (11), portanto, cumprindo o prazo previsto de 60 dias.
Há 62 dias
Há 62 dias
Há 62 dias
Há 62 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?