Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realiza até o próximo dia 20, Curso de formação para os quatro novos defensores nomeados e empossados na última segunda-feira. A capacitação tem como objetivo apresentar a instituição aos novos membros do quadro, o funcionamento dos núcleos e suas ações, para que os defensores possam se familiarizar com as atividades e trabalhos desenvolvidos pela DPE/MA.
As palestras técnicas serão realizadas pelos profissionais que compõem o quadro da Defensoria e convidados. “A posse no cargo de defensor público representa muito mais do que o ingresso formal em uma carreira de Estado, representa, sobretudo, assumir o quinhão pessoal de responsabilidade na construção de uma vida diferente para seus semelhantes”, disse o defensor geral, Aldy Mello Filho, aos novos defensores, durante a abertura do evento.
No primeiro dia, os novos profissionais da categoria conheceram a logística e o funcionamento do 1º atendimento, com informações técnicas repassadas pelo Núcleo Psicossocial da Defensoria e pelo coordenador do setor de triagem e foram orientados sobre a atuação do Núcleo do 2º atendimento. Aos recém-empossados também foram repassadas informações sobre as atuações dos núcleos Criminal, Execução penal, da Criança e do adolescente, Defesa fundiária e moradia e Família, assim como práticas de atendimento no Fórum na área de Família, Criminal, Idoso, Cível e Tribunal do Júri.
No decorrer do curso, os defensores terão um diagnóstico da atuação da Defensoria no interior, do papel da Corregedoria Geral e do sistema de atendimento online. Entre as palestras, destaque para a “Parceria institucional entre a Defensoria e a OAB na defesa de grupos vulnerabilizados, com o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Antônio Rafael da Silva Júnior.
O juiz Roberto Oliveira de Paula participa do curso de formação com o tema “O papel do Poder Judiciário na garantia do acesso à Justiça. Já o o advogado Danilo Chammas conduzirá a discussão sobre a Defensoria pública e a participação popular. Após o curso, os novos defensores serão transferidos para os núcleos regionais dos municípios de Imperatriz e Açailândia, para atuarem junto às comunidades carentes. A inauguração acontecerá no dia 2 de setembro.
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?