Defensoria realiza audiências públicas para instalar núcleos regionais no interior

03/08/2010 #Administração

A Defensoria Pública do Estado realiza nesta terça-feira, 03 e quarta-feira, 04, em Açailândia e Imperatriz, respectivamente, a partir das 14 horas, audiências públicas para a instalação de núcleos regionais da Instituição naqueles municípios do sul do Maranhão.

O defensor geral Aldy Mello de Araújo Filho, a subdefensora Denise Dantas e a corregedora geral da DPE-MA, Fabíola Barros, irão conduzir os trabalhos. Os eventos serão realizados nas Câmaras Municipais das cidades. O objetivo das audiências, que vão reunir autoridades locais, políticos e sociedade civil, é ouvir a população e eleger os serviços jurídicos prioritários na região. A instalação dos núcleos está prevista para o início de setembro.

Essa ação faz parte das metas de gestão de Aldy Filho, que tem como prioridade a interiorização das atividades essenciais da Defensoria, levando dignidade e cidadania à população por meio da democratização do acesso à Justiça. “Estamos intensificando a descentralização das atividades institucionais. O nosso foco inicial são as regiões de grande adensamento populacional e maiores índices de exclusão social e o objetivo é aumentar a nossa capilaridade, atingido o maior número de pessoas possível no Estado”, garantiu Aldy.

A instalação da Defensoria em Açailândia também é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade, que será atendida com a nomeação de novos defensores para atuar na região. Os prédios, que abrigarão os núcleos, já estão em fase final de reforma e adaptação para receber a equipe da DPE e assistidos. Durante o evento, Aldy e Fabíola farão uma exposição sobre a missão e os serviços da Instituição, assim como apresentarão um diagnóstico da atual situação da Defensoria. Logo após a explanação, representantes da sociedade civil farão um breve resgate histórico e contextualização da defesa da vida e dos direitos humanos de Açailândia; desafios e problemas da saúde pública e da moradia, e por fim, discorrerão sobre o tema “A Defensoria que queremos”. A audiência será finalizada com o anúncio da inauguração dos núcleos nos municípios, com a indicação de local e data.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON