A edição maranhense 2010 da Campanha de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, que em todo o Brasil antecipa a programação alusiva ao Dia de Conscientização Mundial da Violência Contra a Pessoa Idosa será aberta, nesta segunda-feira (7), às 9h, no auditório da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA - Praia Grande), com a apresentação do Coral do Sesc. O evento é coordenado pelo Centro de Apoio e Prevenção contra a Violência à Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, que desenvolve programas e atividades direcionados ao protagonismo do idoso e à assistência e acompanhamento jurídico de pessoas da terceira idade.
A cerimônia de abertura contará com as presenças do novo defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho; do promotor de Defesa do Idoso, Paulo Roberto Barbosa Ramos; da titular da Delegacia do Idoso, Rosa Maria Castro Campos; dos presidentes dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso, Marcos Passinho e Ivaneide Giacomini, respectivamente; do representante da Comissão de Direito Humanos da OAB, Diogo Cabral; secretário-adjunto de Estado de Direitos Humanos e Cidadania, Oduvaldo Cruz; secretária Municipal da Criança e Assistência Social, Roseli Ramos; além de representantes de outra instituições e entidades envolvidas com a causa como o Sesc, Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), Programa de Ação Integral ao Aposentado, entre outros. A programação prossegue à tarde, também no auditório da Defensoria Pública, com realização de colóquio com os profissionais das Instituições que formam a Rede de Defesa do Idoso sobre o tema “Formas de Enfrentamento da Violência”.
As atividades se encerram com as discussões das propostas institucionais e pactuação das estratégias de enfrentamento. Na terça-feira (8), o Ciapvi realizará palestra no Seminário Multidisciplinar sobre Educação, Saúde e Envelhecimento do Colun “O cenário do idoso no Maranhão e o papel das Políticas Públicas”. Na quarta-feira (9), a equipe estará mobilizada na Secretaria de Estado de Saúde e em atividade de panfletagem da Delegacia de Proteção do Idoso, que acontecerá nos terminais de integração de São Luís, nos hospitais e agências bancárias. A apresentação da peça “Violência deixa marcas”, do grupo de idosos protagonistas do Ciapvi, levará as discussões sobre a temática para a área de vivência do Sesc Deodoro, na quinta-feira (10). A campanha será encerrada no dia 14 de junho, na Praça Nauro Machado, um dia antes da data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.
A sociedade civil organizada e órgãos governamentais e não governamentais se mobilizarão no mundo inteiro para celebrar este dia, realizando eventos para conscientizar a sociedade sobre o problema da violência à pessoa idosa, abordando os aspectos culturais, sociais, econômicos e demográficos que favorecem a ocorrência da violência à pessoa idosa.
Envelhecimento Segundo levantamento feito pelo Ciapvi/MA relativos a janeiro e maio junto à Delegacia do Idoso, dentre os tipos de crimes cometidos contra a pessoa idosa destacam-se os referentes a ameaças, maus tratos, furto, danos materiais, constrangimento ilegal, perturbação da tranquilidade, empréstimo consignado, violação de domicílio, fraude, roubo, violência física, psicológica e sexual. “O envelhecimento populacional é, sem dúvida, um fenômeno mundial e vem acontecendo de maneira acelerada causando uma série de transformações, principalmente, sociais e econômicas, além de muitas preocupações”, alertou a coordenadora do Ciapvi, a assistente social Isabel Lopzic.
Programação desta segunda-feira Dia 07 (segunda-feira) às 9h - Auditório da Defensoria Pública · Abertura da Campanha · Apresentação do Coral do Sesc · Encerramento às 14h - Auditório da Defensoria Pública · Colóquio com os Profissionais das Instituições que formam a Rede de Defesa do Idoso – “Formas de Enfrentamento da Violência” · Apresentação das instituições presentes com os serviços oferecidos à comunidade idosa · Apresentação das estratégias para o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa · Discussão das propostas institucionais e pactuação das estratégias de enfrentamento da violência contra a Pessoa Idosa
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?