Defensoria Pública inaugura brinquedotecas para filhos de assistidos

26/05/2010 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) entregou nesta quarta-feira (26) as novas instalações das brinquedotecas da Instituição. Com a revitalização dos espaços, as atividades serão desenvolvidas com o auxílio de uma equipe de 28 universitários, que colocarão em prática projeto pedagógico, pautado no desenvolvimento de atividades lúdicas para os filhos de assistidos pela Defensoria. “A parceria entre a Defensoria Pública e a Faculdade do Maranhão (Facam) visa proporcionar às crianças momentos de alegria e descontração, enquanto seus pais estão sendo atendidos nas dependências da Instituição”, destacou a defensora geral Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio.

A professora da Facam e coordenadora do grupo de universitários, Maria Arlinda Miranda Costa, explicou que o projeto atende a uma necessidade da Instituição de conseguir espaço para as atividades dos alunos. “Foi uma espécie de união de forças. Nós entramos com ideias e mão-de-obra, enquanto a Defensoria nos proporcionou espaço e material”, explicou. As instalações, compostas por quatro “cantinhos” de leitura, jogos, arte e imaginação, possuem um acervo de brinquedos diversificados, onde a criança pode brincar livremente. Um fraldário também foi ativado para atendimento de crianças com menos de dois anos.

A defensora pública Ana Lourena Muniz, que atua no Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, garante que a medida é essencial para um atendimento livre de preocupações dos pais e constrangimento das crianças, principalmente daquelas que sofreram violência doméstica. “Agora, os pais não terão mais motivo para se preocupar, pois durante o atendimento as crianças estarão sob os cuidados da equipe de universitários em um ambiente lúdico e cheio de fantasias”, disse Ana Lourena. A pequena Ana Luiza Ferreira Passos, 4 anos, uma das visitantes na manhã de reabertura das brinquedotecas, brincou em todos os espaços, além de ter realizado um de seus sonhos: se fantasiar de branca de neve. “Sempre quis me vestir de branca de neve e essa é a primeira vez. Estou gostando muito” disse Ana Luiza, que logo em seguida, correu para junto de seus amigos, em busca de mais brincadeiras.

Foto 1 – Ana Flávia Melo e a subdefensora Denise Dantas no ato de inauguração da brinquedoteca Foto 2 – Menino brinca enquanto pais são atendidos Foto 3 – A garotada aguarda momento de leitura

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON