Foto:
Cerca de 50 idosos participaram do espetáculo “As 15 Estações da Via Sacra”, apresentado esta semana, nas ruas do Centro Histórico. Montada pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Publica do Estado, o objetivo com a peça foi possibilitar o protagonismo da pessoa idosa, fomentando ações que garantam o desenvolvimento da criatividade.
Os atores demonstraram entusiasmo na apresentação que recontou a história e o sofrimento de Cristo, até a crucificação. Domingas Ferreira Lima Meireles, 70 anos, era um deles e elogiou o trabalho realizado pelo Ciapvi. “Aqui, ganhamos novos amigos, nos divertimos, nos sentimos parte da sociedade. Antes, eu me sentia sozinha, hoje sou uma pessoa muito mais feliz”, disse ela.
A montagem, arte e dramatização também foi de responsabilidade dos idosos, acompanhados pelo Ciapvi/Neapi. “Dessa forma, os idosos atuam como atores principais de sua história, construindo uma nova cultura acerca do envelhecimento”, explicou a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic. Para a fonoaudióloga e voluntária na ação, Silvana Neris, a realização destas atividades são determinantes para o envelhecimento saudável, além de trabalhar a religiosidade, aspecto muito importante na vida dos idosos. Participaram da encenação também o Ciapvi, Clínica Eldorado, PAI e Vida Ativa.
Fonte: Defensoria Pública do Estado do Maranhão Assessoria de Comunicação
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Há 60 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?