Encontro debate fortalecimento da luta em favor do deficiente
15/09/2009 #Administração
Foto:
Elaborar e desenvolver um plano de ação em parceria com as entidades representativas de pessoas com deficiências, incentivar a criação de conselhos municipais e o fortalecimento do conselho estadual na luta contra a exclusão nos municípios do Maranhão. São esses os principais objetivos do I Encontro Maranhense de Entidades de Pessoas com Deficiência, iniciado nesta sexta-feira (11) no Lar Calábria, em Paço do Lumiar, e que será encerrado neste sábado (12)
Lembrando que o Maranhão tem pouco mais de 900 mil habitantes com deficiências, o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Luís, Dílson Bessa, disse que a intenção é articular as entidades para estadualizar as ações de inclusão social dessas pessoas, garantindo direitos como o acesso ao mercado de trabalho.
"Queremos entender a realidade dos demais municípios para que possamos apoiar a implantação dos conselhos, que contam inclusive com recursos disponibilizados pelo governo federal", acrescentou Dílson Bessa.
Convidada a participar do evento para esclarecer dúvidas e repassar orientações aos participantes, a defensora geral da Defensoria Pública, Ana Flávia Vidigal, destacou a importância do apoio a iniciativas que objetivam conscientizar as pessoas sobre seus direitos. "É necessário que a sociedade se estabeleça de forma organizada, e que os gestores públicos tenham a responsabilidade de atender às demandas sociais, sobretudo quando há recursos disponíveis", acrescentou ela.
O encontro termina neste sábado e conta com a participação de representantes de diversos municípios, como Caxias, Bom Jesus, Cidelândia, Timbiras, Codó, Porto Franco, São João dos Patos, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
O Portal do(a) Defensoria Pública Estadual do Maranhão utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.