Victor Mendes faz homenagem aos defensores públicos
22/05/2009 #Administração
Foto:
O Dia Nacional do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio, foi lembrado na manhã desta terça-feira (19) pelo deputado Victor Mendes (PV), que destacou a importância desta função no auxílio aos mais humildes e defendeu a atenção especial do governo para oferecer melhores condições de trabalho à categoria, especialmente com relação às melhorias salariais.
Victor Mendes citou que no início da manhã de hoje participou, ao lado da defensora-geral Ana Flávia Vidigal, de um evento no Centro Histórico em homenagem aos defensores públicos. Ele destacou que esta data foi escolhida para marcar a inauguração de uma biblioteca na sede da Defensoria Pública do Estado.
Segundo Victor Mendes, o evento homenageou o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Maranhão, Caldas Goes. "Pela sua folha de serviços prestados à advocacia maranhense, muito justa a homenagem".
Durante o pronunciamento, Victor Mendes também fez menção à importância do cargo de defensor público. "Os defensores são advogados pagos pelo Estado para atender pessoas que ganham abaixo de um salário mínimo, que não condição de arcar com o serviço de advogado".
Diante da necessidade de aumentar o número de defensores públicos do Estado, ele lamentou que apenas 3 dos 217 municípios maranhenses contam com o atendimento de defensores públicos.
Victor Mendes afirmou que se tornou um defensor permanente desta categoria, deste que chegou a Assembleia Legislativa (em 2007), com base no período em que era estagiário de Direito e durante quatro anos acompanhou o trabalho dos defensores públicos. "Acho que hoje estou gabaritado para defender esse segmento".
Na homenagem feita da tribuna, Victor Mendes também destacou o trabalho da defensora-geral Ana Flávia Vidigal, que ele classificou como "pessoa lutadora".
MEMÓRIA
Victor Mendes lembrou que a governadora Roseana Sarney foi quem instituiu a defensoria pública no Maranhão. Em razão disso, ele afirmou ter confiança de que, no retorno ao governo do Maranhão, Roseana dará um tratamento diferenciado a esta categoria, valorizando o seu papel no auxílio aos mais humildes. "Se não [acontecer], estarei nesta tribuna, cobrando".
Na avaliação de Victor Mendes o governo passado não dispensou a atenção que a Defensoria merece. "A Defensoria Pública foi uma categoria abandonada pelo governador cassado Jackson Lago, foi uma categoria humilhada e rejeitada".
AGENTES DE SAÚDE - Victor Mendes também manifestou apoio à reivindicação por melhorias salariais dos agentes comunitários de saúde, que realizaram uma manifestação hoje em frente a Assembleia Legislativa.
Ele lembrou que no ano de 2006, quando ainda não exercia o cargo de deputado estadual, acompanhou uma comitiva maranhense de agentes de saúde até Brasília, quando foram reivindicar, durante uma manifestação nacional, por melhores condições salariais. "Essa categoria tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado, do nosso país. Saúdo vocês e me coloco à disposição nessa luta que não é fácil".
O Portal do(a) Defensoria Pública Estadual do Maranhão utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.