Conselho da Criança e Defensoria Pública discutem UTIs Neonatais

02/04/2007 #Administração

Conselho da Criança e Defensoria Pública discutem UTIs Neonatais

O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente discute nessa terça-feira, 03, às 15h, em reunião extraordinária, a questão das UTI`s Neonatais em São Luis. O nascimento de bebês que necessitam de cuidados especiais é uma preocupação do conselho que vai debater o assunto com a Defensoria Pública e outros convidados.

Uma das características do período neonatal são as altas taxas de morbi-mortalidade devido ser uma fase de grande fragilidade do ser humano e alta taxa de propensão a ocorrência de seqüelas, muitas vezes incapacitantes e de longa duração.  Para que estas taxas diminuam e haja a recuperação de alguma patologia que venha ocorrer neste período sem que haja seqüelas é indicado o encaminhamento para Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin).

Na unidade de cuidados intensivos neonatais são internados, principalmente, recém-nascidos prematuros, que correm risco de vida e necessitam de cuidados 24h por dia, bem como aqueles que sofreram algum problema ao nascimento .

São indicados para a Utin, recém-nascidos com baixo peso (abaixo de  1500g, grandes ou pequenos para idade gestacional; filho de mãe diabética, malformação; suspeita de infecção congênita; icterícia não-fisiológica, asfixia perinatal, pós-maturidade; anomalias congênitas importantes; anemia aguda; convulsões dentre outras doenças ou dificuldades de parto. Os recém-nascidos são isolados conforme as medidas de precaução.

São Luis, 02/04/2007
Fonte: Assecom – Gov.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON