Foto:
Na manhã desta segunda-feira (25), a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Maranhão (ADPEMA), em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), promoveu um mutirão de atendimento no CRAS Santa Rita, em Imperatriz. A atividade integrou o lançamento, no Maranhão, da campanha nacional “Justiça climática é Justiça social”, iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP).
Das 8h às 13h, foram realizados cerca de 50 atendimentos em diversas áreas. Entre os serviços oferecidos pela Defensoria Pública estiveram a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, além da solicitação de registros tardios de nascimento e óbito. Já a Equatorial Maranhão participou da ação com a inserção de consumidores na Tarifa Social de Energia, a troca de lâmpadas incandescentes por modelos de LED e orientações sobre economia e segurança no uso da rede elétrica.
O presidente da ADPEMA, defensor público Thiago Amin, destacou a importância da escolha de Imperatriz para sediar o lançamento da campanha.
“Imperatriz está em uma região onde as questões ambientais, sociais e econômicas estão diretamente conectadas. Trazer a mensagem da ANADEP para cá significa reforçar a importância da defesa dos direitos humanos, também na perspectiva da justiça climática”, afirmou.
A defensora pública Ana Heloiza de Aquino e Souza também acompanhou os atendimentos e ressaltou o caráter social da iniciativa.
“O mutirão aproxima a população dos serviços da Defensoria, garantindo acesso à cidadania com documentos essenciais, além de orientar sobre direitos que impactam diretamente a vida das pessoas”, destacou.
Para quem buscou atendimento, a ação trouxe soluções práticas e imediatas. Maria de Lourdes, moradora do bairro Santa Rita, conseguiu emitir a segunda via da certidão de nascimento do filho.
“Eu já estava há meses tentando resolver isso e não tinha conseguido. Hoje saio daqui com o documento garantido e muito feliz com o apoio da Defensoria”, contou.
Já o aposentado José Rodrigues, atendido pela equipe da Equatorial, foi incluído na Tarifa Social de Energia.
“Vai ser uma ajuda enorme no orçamento de casa. Além disso, já troquei as lâmpadas por LED e aprendi dicas para economizar na conta”, comemorou.
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?