Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), realizou a certificação de mais uma turma de colaboradores no Curso Básico de Língua de Sinais, na sede da instituição na última quinta-feira (24).
A iniciativa visa aprimorar o acolhimento de cidadãos e cidadãs com deficiência auditiva que buscam diariamente os serviços da instituição. A coordenadora do Ciapd, a assistente social Maelle Medeiros, destacou o impacto positivo dessas ações, visto que a Central de Libras já realizou mais de 200 atendimentos especializados em 2025.
“A criação de espaços de ensino em libras é um passo muito importante para a consolidação de uma Defensoria inclusiva e acessível, garantindo que todos os cidadãos, sem exceção, tenham acesso à justiça gratuita e integral”, afirmou Maelle.
Segundo os idealizadores, o acesso à justiça é um direito universal, e a capacitação dos colaboradores da DPE/MA é fundamental para eliminar barreiras e garantir a todos acesso igualitário aos serviços da instituição.
“Ao qualificar nossos colaboradores para se comunicar e interagir de forma eficaz com a comunidade surda, a Defensoria avança em direção a um sistema mais justo e equitativo. As pessoas com deficiência são muito especiais para nós, e nesse sentido procuramos sempre estar preparados para recebê-las de maneira humanizada e eficaz”, explicou o diretor da Escola Superior da DPE, o defensor público Rafael Caetano.
De acordo com os gestores, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a inclusão social e a promoção da cidadania plena. O conhecimento adquirido por esses profissionais deve inspirar novas ações e continuar a transformar a instituição em um exemplo de acolhimento e respeito às diferenças, construindo um futuro onde a comunicação não terá limites e a justiça será para todos.
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?