Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) realizou, nos dias 24 e 25 de julho, um mutirão de atendimentos jurídicos no município de Boa Vista do Gurupi, termo judiciário mais distante da sede da Comarca de Maracaçumé. A ação teve como objetivo atender à demanda da população local, além de aproximar a instituição da comunidade e articular a possível implantação de uma Sala Verde na cidade.
Durante os dois dias de atividades, foram oferecidos serviços como registro de nascimento tardio, solicitação de segunda via de certidões de nascimento e casamento, divórcio consensual, reconhecimento voluntário de paternidade, pedidos de pensão alimentícia, consultas processuais e orientações jurídicas gerais. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Boa Vista do Gurupi, parceira na logística e mobilização da comunidade.
O defensor público Gabriel Junqueira, responsável por coordenar o mutirão, destacou a relevância da iniciativa para a garantia de direitos. “A presença da Defensoria em municípios como Boa Vista do Gurupi é essencial para romper barreiras territoriais e garantir que a população, mesmo distante dos centros urbanos, tenha acesso à justiça. Esse tipo de ação reforça o nosso compromisso com a promoção da cidadania e com a escuta ativa das necessidades das comunidades” afirmou.
A ação só foi possível graças ao empenho da equipe da Defensoria Pública, que além do defensor público Gabriel Junqueira, é formada pela assessora jurídica Thaynan de Paula Gomes Pinheiro, a residente jurídica Anna Luiza da Silva e Silva, pelas recepcionistas Joselma Rodrigues Ferreira e Luana Silva Menzel, pelas estagiárias de graduação Maria das Graças do Lago e Nathália Wanessa Gama Gosta, pelos servidores de apoio administrativo Roberto Silva Rodrigues e Verônica Vieira dos Santos, que se deslocaram até o município para garantir a realização dos atendimentos e o acolhimento da população local.
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?