DPE/MA inicia formação de lideranças juvenis destacando acesso à justiça, em Imperatriz

21/07/2025 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) deu início, na sexta-feira (18), ao primeiro encontro do Curso de Formação de Lideranças Juvenis, em Imperatriz. Com o tema “Defensoria e o Acesso à Justiça”, o momento foi conduzido pela diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE/MA, a defensora pública Débora Alcântara, que conversou com os jovens sobre o papel essencial da instituição na garantia de direitos e na construção de uma sociedade mais justa.

 

Durante a aula, a defensora também ressaltou a importância de levar informações à comunidade. “Quando a gente fala de acesso à Justiça, estamos falando de muito mais do que processos judiciais. É educação em direitos, é presença nos bairros, é facilitar o acesso a documentos básicos e resolver situações do dia a dia das famílias”, explicou Débora Alcântara.

 

Para a estudante Ana Clara Sousa, de 17 anos, participante do curso, o encontro foi uma grande oportunidade de ampliar horizontes e conhecimentos. “Eu não sabia que a Defensoria fazia tanta coisa. Agora, sei onde procurar ajuda e também quero ser uma liderança que informa outras pessoas sobre seus direitos”, contou. O Curso de Formação de Lideranças Juvenis segue com novos encontros nos próximos meses, abordando temas que fortalecem o protagonismo da juventude na defesa dos direitos fundamentais e na promoção da cidadania.

 

O curso busca empoderar a juventude local para que se tornem agentes de transformação em suas comunidades, multiplicando informações e contribuindo para a promoção dos direitos e da cidadania no Maranhão. “A Defensoria existe para garantir que ninguém fique sem voz diante do sistema de Justiça. Nosso trabalho é assegurar que todos tenham orientação jurídica, defesa e acesso aos seus direitos, principalmente aqueles que mais precisam. Mas, sobretudo, priorizamos a conciliação”, destacou Débora Alcântara.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON