Foto:
O Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Açailândia, foi sede de mutirão de retificação de nome e gênero para pessoas trans. A ação integrou o rol de atividades do MaraDefs, movimento estadual alusivo às comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública. Com o procedimento, as assistidas e assistidos puderam alterar seu registro civil para, finalmente, ter o nome com o qual se identificam em todos os seus documentos.
A ação foi conduzida pela defensora pública Isabella Carminatti e pela assistente social Nathalia Tinôco, com o apoio psicóloga da DPE, Marcia Serra, e de demais colaboradores do núcleo. “Esses mutirões são importantes para a legalidade do processo de auto identificação e, também, para dar visibilidade a este direito adquirido com muita luta do segmento, ou seja, é uma atividade que vai além da emissão do registro civil, mas de sensibilização da sociedade quanto ao tema”, afirmou Carminatti, que conta com a parceria do também defensor público Bernardo Campos.
“Hoje, posso finalmente dizer que sou o Leonardo. O que eu sempre me identifiquei e me senti. Esse documento representa um marco na minha história e só posso é agradecer à Defensoria Pública por me dar essa oportunidade”, destacou Leonardo Santos.
A concretização desse avanço foi resultado de uma parceria fundamental com o 2º Cartório Ofício de Coroatá. A colaboração do cartório demonstrou o poder da união em prol de uma causa tão importante, reforçando o objetivo do projeto de criar uma verdadeira "corrente do bem" na região. “Ficamos muito felizes em participar desta ação, que possibilita a estas pessoas vulneráveis o reestabelecimento de sua cidadania”, disse a tabeliã Ivone Pereira.
“O impacto da passagem do MaraDefs em Coroatá vai além da emissão de documentos. Representa um passo importante na luta por reconhecimento e respeito à identidade de gênero, fortalecendo a cidadania e promovendo a dignidade para a comunidade LGBTQIA+ do Maranhão”, concluiu Nathalia Tinoco.
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?