Cerca de 700 atendimentos foram realizados pelo Núcleo da DPE/MA de Balsas, durante programação do MaraDefs, que contou ainda com uma oficina de pães artesanais voltada a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade. A coordenação das ações ficou a cargo da defensora pública Elane Ferreira e o defensor Luís Fernando Brum.
O mutirão de atendimentos aconteceu na última segunda-feira (19), no bairro Jocy Barbosa, onde a população teve acesso a diversos serviços, dentre eles emissão de 1ª e 2ª vias de certidões, orientações nas áreas de família, infância, criminal e outros, cadastro e atualização do CadÚnico, regularização eleitoral, palestras, vacinação e orientações psicológicas e odontológicas. Destaque para as diversas conciliações realizadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Durante o evento, na quadra poliesportiva do bairro Jocy Barbosa, a equipe da DPE de Balsas também ministrou palestras sobre a atuação da Defensoria, violência doméstica, bem como registros públicos. A ação social contou, ainda, com palestras de membros do Ministério Público sobre o Maio Laranja, de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes.
Segundo Elane Ferreira, muitas instituições atenderam ao chamado da Defensoria Pública e integraram a programação do mutirão MaraDefs em Balsas. Prefeitura de Balsas, Câmara de Vereadores, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Justiça Eleitoral, Cartório do 2º Ofício, Viva/Procon, Polícia Militar, Senai e Unibalsas foram parceiros da DPE/MA na ação.
“Estamos muito felizes com o resultado dessa ação, onde levamos mais cidadania e acesso a direitos à população de maior vulnerabilidade do nosso município”, destacou a defensora pública, acrescentando que o mutirão foi o maior organizado pelo Núcleo de Balsas até hoje. “Envolvemos toda a nossa equipe nessa ação social e chegamos a quase 700 atendimentos em seis horas ininterrupta de atuação da Defensoria e parceiros”.
Já no dia 20, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Núcleo de Balsas promoveu oficina de pães artesanais, levando esperança a mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio do aprendizado de um ofício.
Ainda estamos contabilizando mas de já:
- O evento contou com a parceria do MP, TJMA, Cartório do 2º Ofício, Viva/PROCON, Prefeitura de Balsas (CRAS, Bolsa Família, secretaria de saúde), Unibalsas, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Senai e Justiça Eleitoral;
- Foi o maior mutirão organizado pelo nosso Núcleo até hoje;
- Além dos atendimentos jurídicos e de cidadania, houve ainda a realização de escuta com os alunos de psicologia, aferição de pressão, vacinação e outros atendimentos por parte da equipe de saúde do município;
- O evento contou ainda com palestras dos membros do MP sobre o maio laranja e da DPE sobre violência doméstica, atuação da defs e registros;
- O CEJUSC realizou diversas conciliações;
- O evento ocorreu no bairro Jocy Barbosa, atendendo as comunidades ao redor que ficam muito distantes;
- Ao todo foram quase 700 atendimentos (os dados discriminados queremos mandar ainda pelo e-mail) em cerca de 6h de atendimentos ininterruptos
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Há 54 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?