Foto:
Na última terça-feira (16/7), a Defensoria Pública do Estado acompanhou uma visita técnica à comunidade “Jussaral”, região afetada por conflito agrário no município de Urbano Santos. A atividade foi realizada pela Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
O defensor público Ideválter Nunes, do Núcleo de 2ª Instância, representou a DPE/MA durante a visita. Também estiveram presentes representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema), da Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade (Coecv) e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
A visita, conduzida pelo juiz titular da 4ª Vara de Balsas e membro da Comissão de Soluções Fundiárias, Douglas Lima da Guia, atendeu à solicitação da desembargadora Oriana Gomes, relatora do processo, que solicitou a visita técnica no povoado para prosseguir com os procedimentos de forma justa e humanizada.
A região do Povoado Jussaral tem aproximadamente 360 hectares e cerca de 60 famílias e trata-se de área de cultivo, de extrativismo e reserva legal.Na ocasião, foram ouvidos (as) trabalhadores e trabalhadoras rurais da comunidade, realizadas vistorias nas casas e roças e em outras benfeitorias, a exemplo da casa de farinha, e estabelecido um diálogo com a outra parte interessada no processo.
Para o defensor Ideválter Nunes, a realização da visita técnica na área do litígio é de grande importância para o processo. “São em momentos como esses que, ao lado dos campesinos, temos a oportunidade de conhecer suas histórias de vida no local e os limites de suas áreas de cultivo e de posse, bem como compreender in loco a dinâmica do conflito entre as partes litigantes”, destacou.
Além dos moradores do povoado, estiveram também presentes os representantes da empresa proprietária da área confrontante.
Há 57 dias
Há 57 dias
Há 57 dias
Há 57 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?