Foto:
Buscando aprimorar as condições de acessibilidade dentro de órgãos públicos, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou mais uma visita técnica, dessa vez na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MA), situada na Praia Grande, em São Luís. A ação foi conduzida pelo defensor titularizado do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, Benito Pereira Filho, acompanhado da coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), da DPE/MA, Lívia Carvalho.
O grupo, que contou ainda com a participação do supervisor de Obras e Reformas, da Defensoria estadual, Afonso Mendes de Pinho, e do presidente Estadual do Conselho de Direito das Pessoas com Deficiência, Dylson Bessa, reuniu-se com o superintendente do Iphan, Alfredo Costa, e com o coordenador de licenciamento, Rodrigo Honorato, para conhecer as instalações do órgão federal e alinhar as possibilidades de adequação do prédio tombado, onde funciona a sede da DPE. A intenção é garantir aos assistidos que têm mobilidade reduzida, transitar de forma autônoma pelas dependências da instituição.
“Já estivemos na sede do Ministério Público Federal e, agora, do Iphan, que são instituições reconhecidas como referência em acessibilidade, para compartilharmos boas práticas, que poderão fazer toda a diferença no deslocamento dos assistidos com mobilidade reduzida em nossa sede”, ressaltou o defensor Benito Pereira Filho, que divide a atuação do núcleo com o defensor Cristiano Matos, também idealizador da iniciativa.
Em oficio conjunto encaminhado ao superintendente Alfredo Costa, a Defensoria informa que o Iphan foi escolhido por ser um espaço público reconhecido pela acessibilidade adequada às pessoas com deficiência. Após a visita, foram feitas análises na sede da DPE para definir quais modificações no espaço físico poderão ser realizadas, em curto, médio e longo prazos, no intuito de facilitar o acesso de todos à instituição.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?