Foto:
Tendo em vista que 40% da população maranhense é rural e que o número de conflitos por terra no estado é crescente, o subdefensor geral do Estado, Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo, recebeu, na sede da instituição, em São Luís, representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado (Fetaema). O objetivo do encontro, proposto pela Federação, foi discutir a possibilidade de ampliação e otimização da assistência oferecida pela Defensoria nas questões fundiárias.
Na reunião, Thiago Josino explicou que a instituição mantém um núcleo especializado, o Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, que tem forte atuação na região metropolitana de São Luís. Lembrou ainda do trabalho do Núcleo de Direitos Humanos, que restará fortalecido com a conclusão do concurso público e a entrada de mais membros na classe, ao comentar que nas questões fundiárias e que envolvem trabalhadores rurais, não raro ocorrer as mais diversas violações de direitos humanos que quase passam despercebidas frente à força do interesse econômico de grupos dominantes.
“Estamos em processo de finalização do concurso para a carreira de defensor público. Com o ingresso de mais membros na instituição, poderemos estudar essa possibilidade. Para alinhavar quais serão os próximos passos ficou acertada uma reunião em abril após a remoção dos novos defensores”, destacou o subdefensor.
A Fetaema é a maior entidade representativa dos trabalhadores rurais do Maranhão, estando a frente de diversas mobilizações em busca do direito dos trabalhadores rurais, tais como Mutirão da Previdência Social, Acordos e Convenções Trabalhistas e Encontro da Terceira Idade e de Idosos (as) Rurais, entre outras.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?