Foto:
Mais de 130 mulheres e jovens adultos, assistidos pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em 2015, foram encaminhados aos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), graças a convênio mantido desde 2013 pelas duas instituições e renovado na última segunda-feira (29). Nesta nova versão, a parceria beneficiará também pessoas com deficiência e idosos atendidos pela instituição que presta assistência jurídica a quem não tem condições financeiras de arcar com as despesas de um advogado.
O novo convênio foi assinado pela defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, pelo presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, e pelo diretor regional do Senai/MA, Marco Antônio Moura da Silva, durante reunião do Conselho Regional do Senai, do qual Baldez também é presidente. Ainda participaram do ato, o 1º vice-presidente da Fiema, Francisco Sales de Alencar, e a superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Roseli Ramos.
Para a gestora da DPE, a ampliação do objeto do convênio mostra a força e o sucesso das ações realizadas em conjunto com a Fiema, por meio do Senai, uma das instituições que compõem o sistema. “Mais uma vez manifestamos a nossa satisfação e o nosso agradecimento pela oportunidade de renovarmos essa parceria, que visa, sobretudo, melhorar a vida do povo maranhense. O nosso maior objetivo é a inclusão dos assistidos da Defensoria e, indiretamente, a pacificação social”, destacou Mariana Albano, que esteve acompanhada do subdefensor geral do Estado, Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo, e da coordenadora do Núcleo Psicossocial, Silene Gomes Ferreira.
A renovação do convênio possibilitará a manutenção de ações desenvolvidas pela DPE/MA, por meio do Projeto Qualificar, que tem como objetivo romper o ciclo de violência do qual a mulher é submetida, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, oportunizando sua inserção no mercado de trabalho. Também garantirá a execução do Jovem Cidadão, projeto que estimula a qualificação profissional entre jovens adultos em situação de vulnerabilidade social.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, reiterou que a composição entre a DPE e a Federação é um belo exemplo de que ações realizadas pelo poder público em sintonia com o setor privado devem ser estimuladas, em favor do desenvolvimento da população. “O que todos queremos é garantir qualidade de vida para o cidadão, por esta razão, iniciativas como esta são sempre bem-vindas”, disse.
O diretor Marco Moura acrescentou que aguarda um crescimento no número de beneficiados este ano. “Essa demanda depende da Defensoria, mas temos condições para receber mais pessoas em nossas turmas de qualificação profissional. Desta forma, o Senai contribui novamente com o papel da Defensoria, que é de suma importância, dando oportunidade de empregabilidade a mulheres vítimas de violência e jovens em situação de vulnerabilidade”, assinalou, lembrando que o Senai também é referência nacional na qualificação de pessoas com deficiência.
A DPE/MA e a Fiema, por meio das instituições que compõem o Sistema S, mantêm outras parcerias, como é o caso do Ser Pai é Legal, que tem como finalidade promover o acesso gratuito a exames de DNA e favorecer o reconhecimento voluntário de paternidade; e do Programa ViraVida, destinado a adolescentes em situação de risco social.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?