Foto:
Com o objetivo de estreitar laços com a comunidade e instituições que compõem a rede de proteção da pessoa idosa, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) recebeu, recentemente, estudantes de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e representante da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Maranhão (SBGG/MA). Durante a visita, os defensores públicos titulares do Núcleo Especializado de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, Benito Pereira Filho e Cristiano Matos de Santana, e a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Lopizic, falaram das ações contínuas da DPE em favor do segmento.
Cerca de 30 alunos do 4º período do curso de Medicina da Ufma, acompanhados da professora Christiana Salgado e da presidente da SBGG/MA, a geriatra Jacira Nascimento Serra, estiveram na sede da DPE/MA. O defensor Cristiano Matos aproveitou a oportunidade para alertar os alunos sobre a importância de conhecer um pouco mais sobre a realidade dos idosos, iniciativa que refletirá de forma positiva na construção da relação entre médico e paciente.
“Essa visita é muito importante no sentido de suscitar diálogos entre a Defensoria Pública e a Academia. Por isso, sugerimos à dra. Cristiana Salgado e dra. Jacira Serra que trouxessem grupos de estudantes para presenciarem os atendimentos de assistidos no núcleo. Assim, ao acompanharem os casos, poderão adquirir empatia com futuros pacientes que são nossos assistidos”, disse, ressaltando que a produção de bons relatórios médicos podem fazer toda diferença em possíveis casos de acesso à Justiça.
A importância de conhecer e se sensibilizar com casos recorrentes na DPE ligados à saúde também foram destacados pelo defensor Benito Pereira. “É brilhante essa iniciativa. Uma troca de experiências, ideias e perspectivas principalmente para o futuro profissional desses estudantes, para que fiquem atentos às dificuldades que os nossos assistidos e futuros pacientes deles têm com relação ao atendimento médico”, apontou.
No acolhimento ao grupo, Isabel Lopizic proferiu palestra sobre a importância do Ciapvi na Rede Integrada de Defesa da Pessoa Idosa, com a distribuição de material didático sobre o Estatuto do Idoso, folders e cartilhas que servirão para consultas e pesquisas posteriores.
Jacira Nascimento, que também é professora do curso de Medicina da Universidade Federal, destacou a visita como uma grande oportunidade para a formação desses futuros médicos. “A visita técnica ao Ciapvi, da Defensoria, foi uma experiência pioneira, proveitosa e exitosa para os discentes e docentes da Ufma. Agradecemos a todos pela acolhida e receptividade. Iniciativa como essa faz parte da proposta da formação diferenciada dos futuros médicos do nosso estado”, frisou.
Solar - No início de janeiro, a Defensoria recebeu quatro idosos institucionalizados no lar de idosos Solar do Outono, acompanhados pela fonoaudióloga Silvana Neres. Eles aproveitaram um passeio à região central de São Luís para visitar o Ciapvi e seus profissionais. “Ficamos felizes com as iniciativas. A Defensoria é reconhecida como espaço de cidadania e de garantia dos direitos da pessoa idosa e está sempre com as portas abertas para recebê-los. Para o Ciapvi, esse reconhecimento por parte dos idosos bem como pelas instituições que fazem parte da Renadi (Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa) é fruto de um trabalho sério e de parceria que vem se consolidando pelo êxito alcançado”, ressaltou Isabel Lopizic.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?