Foto:
A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, participou, na quarta-feira (03), da solenidade de abertura da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Maranhão. O encontro, este ano, teve como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”, sendo promovido pelo Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedima).
Em sua fala, Mariana Albano destacou que, apesar dos avanços nas políticas públicas destinadas ao segmento, ações conjuntas são necessárias para a consolidação dos direitos dos idosos no estado. “Ainda há um longo caminho a ser percorrido no sentido de prevenir situações de preconceito, exploração financeira e violência contra os idosos. A Defensoria tem fortalecido sua atuação voltada a esse segmento, otimizando o fluxo de atendimento, disponibilizando uma assistência psicossocial capacitada, contando com defensores públicos aguerridos que exercem com esmero seu papel na defesa do idoso”, ressaltou.
A mesa solene de abertura ainda foi composta pelo secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; pela assistente social da DPE e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Maria de Guadalupe Furtado; pela representante do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Jéssica Helal; pela coordenadora do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa dos Direitos do Idoso (Femadi), Deborah Jatahy; e pela representante do segmento do idoso Conceição Formiga.
Representando o governador Flávio Dino, o secretário Francisco Gonçalves ressaltou que as conferências integram as ações do poder público estadual para incentivar a participação popular no Governo. “A participação popular é uma questão estruturante de Governo, pois sem controle social não temos garantia de efetividade das políticas públicas. Por isso, é preocupação da gestão o fortalecimento dos conselhos de direitos, do controle social e da participação popular, para que nós possamos ter um acompanhamento melhor das políticas públicas”, destacou.
Durante a Conferência também está sendo realizado também o VI Workshop das Entidades da Cientificidade da Rede Nacional dos Direitos do Idoso (Renadi/MA), onde acontecerão deliberações, encaminhamentos e propostas para aprovação da plenária; eleição para delegados; aprovação das moções; visita a exposição dos trabalhos científicos do workshop; e reunião técnica da cientificidade da Renadi/MA, com instalação do Fórum Permanente de Cientificidade sobre as questões do Envelhecimento.
Representantes de vários municípios se fazem presente no encontro, entre eles: Buriti, Açailândia, Serrano do Maranhão, Coelho Neto, Caxias, Pastos Bons, Cajapió, Imperatriz, Alto Parnaíba, Carolina, Parnarama, Paulo Ramos, Chapadinha e Cururupu.
Painéis - A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), a assistente social Isabel Gonzalez Lopizic, participou do painel que reuniu Defensoria Pública, Ministério Público, Sedihpop e Semcas. Na ocasião, Isabel fez uma explanação sobre o idoso na sociedade atual e apresentou o trabalho da Defensoria, destacando as ações de defesa da pessoa idosa, por meio da atuação do Núcleo Especializado do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde e do centro integrado.
“Buscamos destacar o trabalho da Defensoria Pública e seus respectivos núcleos na defesa dos idosos, reforçando a importância da intergeracionalidade para a eficácia do Estatuto do Idoso, bem como estimular o protagonismo do idoso”, concluiu.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?