Serviços da DPE/MA são levados para a III Conferência Estadual da Juventude

03/12/2015 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA) foi uma das instituições parcerias na realização da III Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, promovida pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude. Durante todo o dia, uma equipe composta pelo servidor Marcos Roberto Dias Machado e pelas estagiárias do curso de Serviço Social Maria Samália Martins e Denise Azevedo Costa integrou-se à vasta programação da conferência, realizada nos dias 29 e 30 de novembro nas instalações do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Na ocasião, a equipe técnica da DPE/MA, coordenada pelo Núcleo Psicossocial da instituição, atendeu dezenas de pessoas, que buscaram orientação jurídica, e distribuiu material de divulgação dos serviços da Defensoria, como cartilhas e folders. Na manhã do primeiro dia do evento, o balcão de orientação, instalado na “Cidade da Juventude”, além das atividades do atendimento público, recebeu a visita dos secretários de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, e da Igualdade Racial (Seir), Gerson Pinheiro de Souza.

Abertura da conferência, que teve por temática “As várias formas de mudar o Maranhão e o Brasil”, e que foi coordenada pela Sedihpop, contou com a presença, dentre outras autoridades, da secretária adjunta Nacional de Juventude, Ângela Guimarães. Na ocasião, o Governo do Estado aproveitou para lançar a campanha ‘Dezembro Vermelho’, a ser executada pelas secretarias da Saúde e da Juventude.

Em seu pronunciamento de abertura da conferência, a secretária de Juventude, Tatiana Pereira, informou que a campanha tem foco nos jovens, porque, segundo os dados, são eles que estão mais expostos às DSTs/Aids. “A campanha ‘Dezembro Vermelho’ tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a juventude maranhense sobre questões de saúde, particularmente sobre as DSTs/Aids, que ainda apresentam altos índices de casos no nosso estado. A exemplo disso, em São Luís, de acordo com o Boletim Epidemiológico HIV/Aids de 2013 do Ministério da Saúde, em sete anos, de 2007 a 2013, houve um aumento de 196% na incidência de casos de Aids”, explicou.

A ação reforça o compromisso do Governo Flávio Dino com a atenção à saúde da população maranhense, com foco na defesa e promoção da vida, compondo o Programa Integrado de Prevenção das Vulnerabilidades e Promoção da Saúde para a Juventude, desenvolvido pela Seejuv.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON