DPE e Vale orientam pessoas com deficiência sobre mercado de trabalho

02/12/2015 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde e do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), em parceria com a Vale, realizou, nesta quarta-feira (25), na sede da DPE/MA, palestra sobre mercado de trabalho e inclusão, na sede da instituição.

A capacitação contou com a presença da defensora geral Mariana Albano de Almeida, e do subdefensor da DPE/MA, Thiago Josino de Arruda, do defensor do Núcleo da Pessoa com Deficiência, Benito Pereira Filho, e da coordenadora do Ciapd, Lívia Carvalho, representantes da Vale e de dezenas de pessoas com deficiência. O objetivo foi de esclarecer dúvidas sobre recrutamento e seleção de pessoas com deficiência para vagas em diversas empresas do Maranhão.

Durante a palestra, o diretor do setor de Relações com Comunidades da Vale, Dorgival Pereira, a gerente de Recursos Humanos, Educação, Recrutamento e Seleção, Janaina Pinheiro e analista de Recrutamento e Seleção, Joanna Viana fizeram uma apresentação sobre como as pessoas devem se preparar para o processo de inserção no mercado de trabalho e etapas de recrutamento em grandes empresas, como a Vale, que hoje emprega mais de 6.000 pessoas no Maranhão. “É importante frisar que deficiência não é empecilho para galgar uma vaga no mercado de trabalho. Independentemente da pessoa ter alguma limitação, é necessário que ela estude e se aperfeiçoe para obter um currículo atraente para as empresas”, pontuou Janaina Pinheiro, gerente de Recursos Humanos, Educação, Recrutamento e Seleção da Vale.

No decorrer dos anos, diversas empresas passaram por mudanças, inovação e adaptação ao mercado. Diante disso, Joanna Viana, analista de Recrutamento e Seleção, que apresentou a palestra, observou que “as pessoas com deficiência devem estar motivadas, atualizadas, se planejar e se adaptar aos valores da empresa onde sonham alcançar um posto de trabalho. Além de estabelecer metas e preparar um bom currículo para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, cada vez mais exigente”.

A defensora pública geral ressaltou que a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é de suma importância. “A Defensoria não atua apenas na seara jurídica. Temos realizado inúmeras ações e parcerias que visam melhorar a vida dos nossos assistidos em diversas áreas. Esta, com a Vale, é um exemplo bem sucedido da nossa atuação.  Admiro a proatividade do Dr. Benito nessa luta em prol das pessoas que procuram a Defensoria. Esse é o caminho. Estaremos sempre de portas abertas para acolher e servir com excelência todos aqueles que precisam dos nossos serviços”, ponderou  

Após a formalização de parceria entre DPE e Vale, permitindo o estabelecimento de um fluxo adequado ao encaminhamento de pessoas com deficiência, atendidas pela Defensoria, ao mercado de trabalho, a instituição busca novas ações voltadas a esse segmento. “A nossa próxima meta é o empreendedorismo. Queremos, no mínimo, 10 pessoas com deficiência para iniciar um curso de empreendedorismo no Sebrae”, informou Benito, acrescentando que “esta capacitação foi realizada para que as pessoas com deficiência aprendam a elaborar um currículo e a como se comportar durante uma entrevista de emprego”.

Para a coordenadora do Ciapd, Lívia Carvalho, a DPE vem tornando possível o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho com as parcerias firmadas. “Esta é uma parceria que permanecerá em 2016, com a Vale e outras empresas. Tornar possível o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho é um avanço possível graças a parcerias firmadas com o Executivo e com empresas”, explicou.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON