Defensor público prestigia formatura de alunos do ViraVida no Maranhão

20/11/2015 #Administração
img

Foto:

O defensor público Gabriel Santana Furtado, titular do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente (NDCA), representou, na tarde da terça-feira, 17, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), na solenidade de formatura da quarta turma do programa ViraVida, realizada no auditório Alberto Abdalla, da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).

De iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), o programa, oportuniza uma imersão em atividades socioeducativas e de qualificação profissional, certificou, nesta etapa, 40 jovens das cidades de São Luís e Rosário. Este ano, 155 jovens já foram beneficiados no Estado.

Segundo informou Gabriel Furtado, esta é a segunda vez que a Defensoria Pública estadual parceiriza com a Fiema na realização do programa. Por intermédio dos Núcleos Regional em Rosário e de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), a DPE/MA tem participado das ações e atividades socioeducativas, como palestras, oficinas e acompanhamentos na qualificação profissional dos jovens envolvidos no programa.

De acordo com a metodologia aplicada, durante um ano, o programa prepara os alunos para uma virada de vida, com dignidade, cidadania e qualificação no mercado de trabalho, oferecendo a eles a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, visando sua inserção social e profissional, além de atendimento psicossocial, saúde e odontológico, esporte e lazer.

No Maranhão, o ViraVida é desenvolvido desde 2011 pelo Sesi, em São Luís e em 2014 na cidade de Rosário, com apoio dos parceiros da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, das ONG´s, do Sistema S e de empresas da capital. Cerca de 260 jovens já foram atendidos no estado. No país, o programa está presente em 26 cidades, de 19 estados brasileiros, e já atendeu mais de 5,9 mil pessoas.

A solenidade de formatura foi aberta com apresentação musical do projeto Orquestrando Rosário, seguido da fala do presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, que também é diretor regional do Sesi. Ele ressaltou a oportunidade que os jovens tem com esse programa e agradeceu a todos os parceiros. “É com muita satisfação e alegria que estamos aqui celebrando esse momento de formatura. Vocês, jovens, devem aproveitar essa oportunidade e só temos a agradecer a todos os parceiros que nos ajudam a tornar esse programa possível. Muito obrigado”, disse o presidente, se referindo às entidades do Sistema S: Sesi, Senai, Sesc, Senac e Sebrae

Ele também agradeceu os engajamentos das ONGs, Creas, Cras, dos Conselhos Tutelares e toda a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual, além instituições e órgãos dos poderes públicos estadual e municipal, dentre as a Defensoria Pública estadual. Baldez lembrou ainda do apoio de empresas públicas e privadas.

Para a superintendente do Sesi, Roseli Ramos, o programa ViraVida é uma metodologia criada pelo Conselho Nacional do Sesi para oferecer suporte aos jovens vítimas de exploração sexual. “O programa assegura a esses jovens a superação das vivências de dor, a apropriação de ferramentas cognitivas e emocionais de crescimento pessoal e profissional, além da possibilidade de empreenderem a um caminho de dignidade e cidadania.”

Fonte: Site da Fiema, com informação da Ascom/DPE/MA.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON