Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e o Núcleo de Excelência Pública (NEP/MA) iniciaram, na terça-feira (10), em Imperatriz, discussões sobre a implantação do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) na unidade da DPE daquele município. O objetivo é estimular no local o mapeamento, a disseminação e a incorporação de boas práticas gerenciais, que consolidem o modelo padrão de excelência de gestão, que vem sendo premiado desde sua adesão em 2010.
Abrindo o evento, a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, destacou o empenho dos defensores que atuam em Imperatriz na busca de melhorias quantitativas e qualitativas dos serviços prestados pela Defensoria à população. “Eu sou uma entusiasta do GesPública e como tal não poderia deixar de expressar minha satisfação com a sugestão dos defensores de Imperatriz a respeito da implantação desse programa. Deste modo, oportunizaremos, nesta unidade, a excelência na gestão de maneira sistematizada e eficaz, voltada à construção de um modelo profissional de administração pública”, disse.
Na ocasião, a terapeuta ocupacional Leidismar Fernandes Nalasco, gestora do núcleo estadual do NEP/MA, ministrou palestra de sensibilização sobre a importância de adotar procedimentos que otimizem a gestão dos recursos públicos e garantam a qualidade dos serviços oferecidos à população, como a desburocratização de atividades internas, a simplificação de processos e a capacitação de servidores. “É preciso que todos os órgãos públicos entendam este modelo de gestão como uma mola propulsora de boas práticas administrativas. A Defensoria Pública tem absorvido com louvor essas ideias. Por isso, a instituição é um exemplo de administração pública no Maranhão e, neste momento, comprova sua visão de futuro, iniciando o trabalho de disseminação do programa em suas unidades no interior do estado”, destacou Leidismar.
Para o defensor público Fábio de Abreu Ribeiro Machado, titular do Núcleo Regional de Imperatriz, todos os núcleos regionais precisam estar integrados e em perfeita sintonia com o funcionamento geral do órgão, para obter melhores resultados. “As unidades devem atuar cooperativamente, uniformizando sua rotina administrativa, desde a recepção ao atendimento jurídico. Assim, cria-se uma engrenagem bem montada, onde teremos um fluxograma bem definido evitando perdas internas, visando, sempre, o bem estar dos nossos assistidos e o melhor cumprimento de nossa missão constitucional”, frisou.
O Núcleo Regional de Imperatriz atende, em média, cerca de 100 assistidos diariamente, com informações, orientações, assistência jurídica, encaminhamentos, acolhimento psicossocial, dentre outros. Para o administrador Marcus Cruz, o maior desafio administrativo do local é conseguir diminuir o tempo de espera dos assistidos. “Recentemente mudamos para este prédio, maior e bem mais estruturado e, com isso, evoluímos na recepção ao assistido, sobretudo no que diz respeito à agilidade dos atendimentos. Acredito que com a criação de novas rotinas administrativas, coesas e sistematizadas, otimizaremos ainda mais nosso trabalho”.
Leidismar Nalasco, após sua palestra, informou aos cerca de 40 participantes, dentre defensores públicos, servidores e estagiários, que haverá uma segunda etapa para o início prático da implementação do programa no núcleo. Segundo ela informou, outras visitas deverão ser realizadas a fim de alinhar estratégias de padronização e fluxograma de procedimentos, pesquisas de satisfação, metas, produtividade e resultados, gerenciamento administrativo, implantação do 5s, dentre outros aspectos. Além disso, deverá ser criada uma coordenação de núcleo e um comitê gestor interno, que ficará responsável por gerenciar todas essas atividades.
Reconhecimento - Em 2014, a DPE foi a grande vencedora do Prêmio Maranhense para Excelência na Gestão Pública, concedido pelo Núcleo de Excelência, que é vinculado à Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. A instituição arrebatou troféus e certificados, nas categorias ouro, de melhor organização pública, melhor líder público e melhor Comitê Gestor Interno (CGI), um feito inédito na história da premiação criada em 2011, com o objetivo de dar visibilidade ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) e contribuir para uma sociedade mais justa, por meio do estímulo à implantação de uma cultura de excelência, primando pela responsabilidade social e focando nas melhores práticas de gestão.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?