Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participou, a convite da 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Açailândia, do lançamento da campanha "Quem escolhe seu caminho: você ou as drogas?". Na ocasião, o defensor do Núcleo de Açailândia Juliano José Sousa dos Anjos destacou o trabalho da instituição, realizado regularmente, no enfrentamento dessa problemática, assim como colocou a Defensoria à disposição para contribuir com ações integradas, que tenham o mesmo propósito.
O objetivo da campanha é propor a reflexão contra o uso de drogas, por meio de palestras educativas e concursos de poesia e redação. O projeto, idealizado pela promotora de Justiça Cristiane Coelho Maia Lago, titular da 11ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís, já é desenvolvido na capital há dois anos.
Na abertura do evento, Sandra Fagundes Garcia, titular da 6ª Promotoria de Açailândia, explicou que levou a campanha preventiva para o município por conta da vivência diária, no ambiente de trabalho, com usuários de drogas e familiares. "No Brasil nós temos 8 milhões de dependentes da maconha, cocaína e crack", aponta. "Açailândia não foge desta realidade, por isso iniciamos hoje a campanha, que não tem data para terminar".
Durante a audiência pública, o defensor Juliano José Sousa dos Anjos manifestou apoio à campanha. “É uma excelente iniciativa por parte da promotoria em parceria com a DPE e outras instituições. Fico muito feliz com a campanha que irá contemplar mais de 2000 alunos e consequentemente mais de 2000 famílias do município de Açailândia. Nós, defensores o núcleo de Açailândia, nos comprometemos em participar das palestras nas escolas”, afirmou o defensor.
A primeira palestra foi ministrada pela promotora de justiça Cristiane Lago, que falou sobre os efeitos das drogas no organismo e doenças provocadas pelo consumo. Para a promotora de justiça, levantar a discussão nas escolas é uma importante forma de prevenção, por isso o projeto é direcionado a alunos das redes públicas de ensino municipal e estadual.
"Queremos impedir que droga entre na vida dos jovens, evitando que eles cometam os diversos delitos que vemos todos os dias por conta da dependência química", observa Cristiane Lago.
Também presente no lançamento, a diretora das Promotorias de Açailândia, Camila Gaspar, considera a dependência das drogas muito mais que um problema penal e criminal, é também questão de saúde pública. "É uma satisfação unir a comunidade para que ela se beneficie e multiplique os conhecimentos que serão discutidos", declarou.
Para José Augusto Cutrim, presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem), é fundamental a implementação da campanha e a participação ativa da sociedade para obter um bom resultado. "O combate às drogas é uma das maiores batalhas a serem travadas e, para que os esforços deem certo, é preciso que a sociedade esteja atuando junto com o MPMA", afirma.
Concurso de Redação
Entre as atividades desenvolvidas durante a campanha, é realizado o concurso de redação, com premiação para os primeiros classificados de cada escola. Nesta primeira edição, os vencedores foram Michele Dhemensa Monteiro e Igor Lima de Camargo, do Centro de Ensino Joviniana da Silva Farias.
Fonte: Ascom MPMA com informações da Ascom DPE/MA
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?