DPE/MA integra discussões sobre humanização de serviços bancários no estado

12/11/2015 #Administração
img

Foto:

O defensor público e titular do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública (DPE/MA), Jean Carlos Nunes Pereira participou, na última sexta-feira (06), de um encontro promovido pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Intitulado Diálogo com Fornecedores, o debate reuniu representantes de bancos em atuação no estado, sindicatos bancários, dentre outros órgãos que fazem parte do sistema bancário no Maranhão.

Na oportunidade, o defensor apresentou algumas sugestões para melhorar a prestação de serviço à comunidade, dentre elas, a criação de uma Central de Composição de Conflitos, que seria um canal de resolução de problemas no setor, utilizando, principalmente, acordos extrajudiciais. “Acredito que essa Central será muito importante para solucionar diversos problemas provenientes do setor e, caso seja implementada, contribuirá para melhorias no sistema bancário e beneficiará milhões de usuários em todo o estado”, informou Jean Carlos.

No encontro, o presidente do Procon, Duarte Júnior, destacou que algumas melhorias já foram alcançadas na prestação do serviço bancário, mas que ainda existe a necessidade de otimizar esse serviço. “Durante nossas fiscalizações observamos que algumas metas propostas em reuniões anteriores foram atingidas, porém, ainda há muitas demandas pendentes, que continuam sendo motivo de reclamação dos consumidores, como por exemplo, a recusa no pagamento de boletos bancários e a demora nas filas. As fiscalizações continuarão sendo realizadas de forma intensiva para garantir a manutenção e melhoria do serviço”, ressaltou.

Para essa questão, o presidente do Procon sugeriu a utilização de informativo nos caixas, contendo a orientação de que os boletos bancários, independentemente do valor, podem ser pagos em qualquer banco até a data do vencimento, com exceção, apenas, dos casos de contratos e de convênios que indiquem canais de pagamentos específicos. Nesse mesmo informativo, o consumidor é orientado a formalizar a denúncia no órgão ou através do aplicativo ou ligar para a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), caso haja descumprimento.

Para reduzir o número de reclamações por parte dos consumidores foi sugerido que as medidas acordadas na reunião sejam repassadas para todos os funcionários das instituições financeiras. Além disso, discutiu-se a criação de um canal direto entre o Procon e os bancos, facilitando a resolução do problema e diminuindo as a insatisfação dos consumidores.

Na ocasião foram mencionadas algumas conquistas que tem melhorado o serviço bancário, entre elas a instalação de divisórias para acesso aos guichês de caixas e autoatendimento, oferecendo mais segurança ao usuário; o anúncio da inauguração de duas novas agências do Bradesco, nos municípios de Buriticupu e de Codó e a contratação de funcionário.

O presidente do SEEB, Eloy Nascimento, considera importante a iniciativa do órgão em discutir o atendimento bancário, pois o Sindicato entende que a melhoria do serviço é possível através da contratação de mais funcionários. “Com a contratação os serviços serão prestados com mais qualidade para população, reduzindo as denúncias e os bancários trabalharão em melhores condições, com redução de jornada e da sobrecarga de trabalho. Vemos como muito interesse a atuação do Procon e esperamos que os bancos se comprometam a melhorar o atendimento e as condições de trabalho”, enfatizou.

Estiveram presentes no evento o presidente do SEEB/MA, Eloy Nascimento e representantes das agências bancárias dos bancos da Amazônia, Nordeste, Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú e Bradesco.

 

Fonte: Ascom/Procon com informações da Ascom DPE/MA

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON