Foto:
O subdefensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, participou, na semana passada, da 3ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. O objetivo foi discutir a importância do Parlamento Amazônico, a Amazônia Maranhense e suas problemáticas e experiências com as Zonas Francas. O evento, que teve como tema “Amazônia e seus Novos Caminhos”, contou ainda com a presença do governador Flávio Dino e participação expressiva dos deputados.
Ao discursar no início da cerimônia, realizada no Plenário Nagib Haickel, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), fez saudação a todos os presentes, destacando a importância de São Luís sediar a reunião do fórum que congrega parlamentares dos nove estados da Amazônia Legal. “Além do debate, buscamos apontar soluções para problemas vivenciados nesta nossa região, a partir de medidas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico”, discursou Humberto Coutinho, declarando abertos os trabalhos da reunião do Parlamento Amazônico.
Em seu pronunciamento, o governador Flávio Dino ressaltou a importância do Parlamento Amazônico, fórum de deputados estaduais composto pelos nove estados que compõem a Amazônia Legal, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Flávio Dino frisou que este fórum de parlamentares deve ser fortalecido na perspectiva de discussão e de proposição de ações para o desenvolvimento de toda a Amazônia Legal. “Historicamente, por séculos e séculos, a Amazônia e o Nordeste muito sofreram e muito sofrem ainda. Daí a importância deste Parlamento Amazônico, que deve se consolidar como um instrumento de luta, sendo valorizado, reconhecido e fortalecido neste combate sem trégua contra as desigualdades regionais, para que o Brasil seja um país mais justo e tenha simetria em seu desenvolvimento”, ressaltou Flávio Dino.
Segundo o subdefensor, “o objetivo do Parlamento é unir forças na busca de soluções para os problemas da região. Quando toda a Amazônia se une para debater problemas comuns, essa união ganha repercussão muito positiva, assim gerando soluções”.
O Parlamento Amazônico é uma instituição sem fins lucrativos que reúne parlamentares dos oito Estados que integram a Amazônia Legal, (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). O objetivo da instituição é unir forças na busca de soluções para os problemas da região. Quando toda a Amazônia se une para debater problemas comuns, ganha força essa união e aparecem as soluções.
O presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT), do Amazonas lembrou que as duas últimas edições da reunião aconteceram no Amazonas e no Amapá. Na última reunião do Parlamento Amazônico, realizada no mês de setembro na capital Macapá (AP), discutiu-se sobre a regularização fundiária da Amazônia Legal, além de temáticas referentes aos investimentos e projetos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre outras questões.
Fonte: Ascom da Assembleia Legislativa com informações da Ascom DPE/MA
Há 69 dias
Há 69 dias
Há 69 dias
Há 69 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?