DPE promove palestras para sensibilizar sociedade sobre envelhecimento digno

20/10/2015 #Administração
img

Foto:

Diversas palestras educativas com o tema “Envelhecimento digno e saudável” marcaram a programação desenvolvida pelo Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública (DPE/MA), para comemorar o Dia Estadual, Nacional e Internacional do Idoso, celebrado em primeiro de outubro. As atividades socioeducativas contaram com o apoio da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi/MA) e teve início com uma ação social no Polo Coroadinho, culminando com a realização da V Feira de Valorização da Pessoa Idosa, no último dia 15.

O ciclo de palestras começou na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, onde a coordenadora do Ciapvi, Isabel Gonzalez Lopizic conversou com idosos e convidados sobre as políticas públicas necessárias ao segmento. Em outro momento, a assistente social Natália Tinoco Nascimento também dialogou com grupos de idosos, integrantes do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), do Coroadinho, e com a comunidade em geral sobre o tema.

A coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), Lívia Carvalho, também se integrou à programação, ministrando palestra na U. E. Professor João Lima Sobrinho. Já a assistente social da DPE e presidente do Centro Estadual de Defesa do Idoso do Maranhão (Cedima), Guadalupe Furtado, falou sobre direitos e cuidados com a pessoa idosa na Escola Coeduc, no Creas do Coroadinho e na Igreja Batista do mesmo bairro. Encerrando o ciclo de discussões no Polo Coroadinho, Isabel Lopizic conduziu as discussões com servidores da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania. Todas as palestras contaram com a organização e participação das estagiárias dos núcleos especializados da DPE.

Isabel Lopizic enfatizou que o ciclo de palestras tem a função de fomentar o diálogo em torno do envelhecimento digno e saudável. “Focamos nossas discussões na intergeracionalidade, ou seja, provocamos uma reflexão conjunta nos idosos, jovens e crianças, no intuito de sensibilizá-los para o processo do envelhecimento, que é rápido. Gostaríamos que estes jovens, seja nas escolas, na família, na comunidade reflitam sobre em qual tipo de sociedade eles desejam envelhecer”, ponderou. 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON