Foto:
Atrações culturais, exposições de artesanato e prestação de serviços especializados de saúde foram algumas das muitas atrações que fizeram parte da programação da V Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa, realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi). O objetivo do evento, realizado na última quinta-feira, foi promover o protagonismo do idoso, por meio de atividades lúdicas, na perspectiva de sensibilizar jovens, crianças e idosos para um envelhecer digno.
Durante todo o dia, vários grupos de dança, tambor de crioula, corais, bandas de músicas, oficinas e a exposição de trabalhos artesanais fizeram parte da programação da festa. Ainda foram oferecidos aos idosos serviços como consultas médicas, aferição de pressão arterial, exames oftalmológicos e de glicemia, orientações nutricionais e práticas de atividades físicas. Além disso, foram disponibilizados atendimentos jurídicos, de estética e imagem pessoal e entretenimento para idosos e demais assistidos da DPE.
Segundo o Censo de 2010, o Maranhão é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas idosas, com quase 590 mil pessoas nesta etapa da vida. Para o idoso João Batista Nunes, que aproveitou a oportunidade para aferir sua pressão e medir a taxa de glicemia, esses eventos podem colaborar para o bem-estar dos idosos. “A Defensoria está de parabéns pela iniciativa. Ações como esta levam amor, respeito e dignidade para nós idosos, que muitas vezes não temos nossos direitos respeitados”, disse.
Garantindo direitos - O subdefensor Werther de Moraes Lima Junior, representando na oportunidade a Defensoria Pública destacou a atuação da DPE na garantia de direitos e na proteção dos idosos que procuram a instituição, além de ressaltar que a ação tem o papel de contribuir para a formação de uma sociedade justa e responsável. De janeiro a agosto deste ano, a DPE já registrou 905 casos de violência. A negligência, a violência física e psicológica, o abandono, autonegligência e o abuso financeiro figuram, nesta ordem, entre os casos de maior incidência no período.
“Hoje vemos com frequência um pai tomar conta de até 10 filhos, mas nem sempre vemos 10 filhos se responsabilizarem por um pai. Portanto, hoje, a maior violência contra os idosos é a negligência, conforme constatado nas estatísticas de atendimentos do Ciapvi. O nosso objetivo com a realização de ações como esta, é sensibilizar, antes de tudo, a família para o respeito ao idoso, pois mesmo as políticas públicas desenvolvidas por instituições de proteção ao segmento não substituirão o afeto familiar”, frisou o subdefensor.
A coordenadora do Ciapvi, Isabel Gonzalez Lopizic, ressaltou a importância do evento. “A velhice é uma condição inevitável para a vida do ser humano. Agora, a maneira como vamos nos comportar, como vamos assumir o desafio de envelhecer nesta sociedade que não respeita o idoso, depende de cada um. Por isso, a Defensoria e todos os parceiros da Rede de Defesa do Idoso, pela 5ª vez, unem forças para a realização desta Feira, que visa contribuir para o resgate da cultura e da cidadania dos idosos, além de difundir para as novas gerações o papel do idoso na sociedade”, afirmou.
Já o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhpop), Igor Martins Almeida, destacou a importância social dos idosos. “Este evento é realizado em 15 de outubro, que também é o Dia do Professor. Ótim data para homenagear, por meio da valorização da dignidade humana, da participação democrática e do protagonismo, os idosos que são nossos professores da vida”, ponderou.
A delegada titular de Proteção ao Idoso, Igliana Azulay, parabenizou a Defensoria Pública pelo evento e afirmou que o encontro também é uma forma de sensibilizar a sociedade para um envelhecimento saudável. “Precisamos fortalecer os direitos da pessoa idosa, que é um segmento muito vulnerável, e garantir que sejam implementados uma cultura de respeito e dignidade destinados aos idosos”, concluiu.
Também participaram da solenidade de abertura da Feira, a presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Idosa, Guadalupe Furtado, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Astemar Castro, além de representantes do Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa e Proteção à Pessoa Idosa, do Comitê de Valorização à Pessoa Idosa, do Centro de Atenção Integral de Saúde do Idoso (Caisi), da Delegacia da Conferência Municipal do Idoso de Carolina/MA, da Ouvidoria do Sistema Penitenciária do Maranhão, da Fundação de Seguridade Social (Geap), dentre outros.
Parceiros - A Feira contou com a parceria do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, por meio de diversas secretárias e autarquias; da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI); Clube da Melhor Idade Raio de Sol; Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Serviço Social do Comércio (Sesc); Hospital dos Olhos; Instituto Florence; Instituto Embeleze; Frisco; Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima); Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Luís; Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa do Idoso (Femadi); Programa de Ação Integrada Para o Aposentado-Pai; Centro de Atenção Integral de Saúde do Idoso (Caisi); Fundação de Seguridade Social; Conselho Comunitário de Defesa Social do Polo do Coroadinho; Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM); Universidade Federal do Maranhão (Ufma); Liga de Geriatria e Gerontologia do Maranhão; Companhia de Policia Militar de Turismo Independente (CPTUR); Foto Sombra e Mary Kay.
Há 69 dias
Há 69 dias
Há 69 dias
Há 69 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?