Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão integrou as atividades da campanha de doação de órgãos realizada em São Luís. A campanha ocorreu em setembro, considerado o mês do Doador de Órgãos. Nesse período, a instituição recebeu uma equipe da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNCDO/MA) para a realização de palestra e panfletagem nos setores de atendimento e corredores da sede da Defensoria. O objetivo foi conscientizar e sensibilizar assistidos, defensores públicos, servidores e estagiários para a importância da doação de órgãos para salvar vidas. No Brasil, não é necessário deixar nada por escrito, com a notificação de potencial doador, a doação só se concretiza após a autorização da família.
A palestra “Conversando sobre doação de órgãos e transplantes”, ministrada pela enfermeira da Central de Transplantes do Hospital Universitário (HUFMA), Janaina de Jesus Castro Câmara, esclareceu dúvidas sobre os procedimentos necessários para a doação, como por exemplo, quem pode ser um doador, quais órgãos podem ser doados por vivos ou falecidos e como fica o corpo após a retirada dos órgãos. A mobilização na Defensoria contou com a presença da defensora pública geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, do defensor público Benito Pereira da Silva Filho e da médica coordenadora da Central de Transplantes do Estado do Maranhão, Maria Inês Gomes de Oliveira.
A defensora pública geral enfatizou a importância dessa parceria entre as duas instituições e a pretensão de levar ações como essa para outros núcleos da DPE/MA. “Esperamos, assim, que juntos consigamos melhorar o número de doadores no território maranhense para que as pessoas, que estão na fila de espera, não sintam necessidade de ir para outros estados para conseguir o transplante”, ressaltou.
Caminhada – A Defensoria Estadual também participou da Caminhada pela vida, realizada no último sábado, 26, na Avenida Litorânea, em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado dia 27 de setembro, com vistas a incentivar a população a escolher pela doação e ajudar a salvar vidas.
A caminhada foi feita em um percurso de três quilômetros e foi à culminância de uma série de atividades realizadas no ‘Setembro Verde’ pela Captação e Distribuição de Órgãos do Estado do Maranhão (CNCDO-MA), em parceria com a SES e o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Banco de Olhos e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?