Foto:
Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar assistidos, defensores públicos e servidores sobre a importância da doação de órgãos, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) se integrará, no próximo dia 17, à programação da Campanha Nacional de Mobilização pela Doação de Órgãos, coordenada no Maranhão pela Central de Notificação e Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/MA), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. Um ponto de informação será instalado na sede da Defensoria, onde poderão ser esclarecidas dúvidas sobre o procedimento, responsável por salvar centenas de vidas todos os anos.
Em São Luís, a campanha, lançada no início deste mês com o slogan “Seja Doador de Órgãos e de Córneas:Informe sua família, junte-se a nossa causa”, está percorrendo diversas instituições públicas e particulares, sensibilizando a comunidade sobre a importância do consentimento familiar para a doação de órgãos e tecidos. Haverá, ainda, no dia próximo dia 26, uma grande caminhada de sensibilização na Avenida Litorânea.
A parceria com a DPE foi firmada, após reunião entre a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, e as representantes da central, Maria Inês Oliveira e Ângela Veiga. A gestora prontamente atendeu à solicitação de apoio e ressaltou que, além da adesão à campanha de mobilização, buscará mais informações sobre projeto desenvolvido pela Defensoria Pública cearense, que tem por finalidade viabilizar a realização de transplantes, quando os parentes do potencial doador demonstrarem interesse em autorizar a doação de órgãos e tecidos, mesmo não tendo como comprovar grau de parentesco com o doador.
“Além de disponibilizar a instituição para a mobilização e conscientização dos membros de carreira, dos nossos servidores e de assistidos, buscaremos implementar aqui no Maranhão iniciativas que foram consideradas exitosas em outros estados, como no Ceará. Estarei, em outubro, conhecendo um projeto com esta temática para, possivelmente, adequá-lo à nossa realidade e beneficiar a população que precisa dessas doações”, disse.
De acordo com a CNCDO/MA, que faz parte da estrutura da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2015, já foram realizados 37 transplantes de rins e 79 de córnea. Atualmente 2.400 pacientes estão fazendo diálise, sendo que 1/3 são aptos para o transplante de rins. Apesar da diminuição da recusa familiar pela doação, o número de doadores ainda não é suficiente para suprir a demanda. Em 2013, cerca de 88% das famílias não autorizavam a doação. Em 2014, esse número caiu para 69%, chegando a 68% em 2015.
A reunião foi uma das diversas visitas institucionais que as representantes da Central de Notificação farão no período. A finalidade é chamar a atenção da comunidade e das instituições para participarem da campanha de doação de órgão. “Queremos mobilizar a população, pois através do gesto espontâneo e individual esperamos contribuir com a preservação da vida de outras pessoas que precisam e dependem disso para voltar a conviver normalmente na sociedade, no trabalho, na escola e seus familiares”, frisou.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?