DPE e Vale firmam parceria para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

03/09/2015 #Administração
img

Foto:

A convite da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), representantes da Vale estiveram na sede da instituição, em São Luís, para discutir a formalização de parceria que permita estabelecer um fluxo adequado ao encaminhamento de pessoas com deficiência, atendidas pela Defensoria, a vagas disponibilizadas pela empresa. Como resultado da reunião, foi programada uma ação social, coordenada pela DPE/MA, onde a Vale disponibilizará estrutura para receber currículos dos assistidos interessados e ainda promoverá palestras sobre a temática, em data a ser divulgada posteriormente.  

A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, disse que a parceria com a Vale é extremamente positiva, uma vez que potencializará o alcance das ações já desenvolvidas pela instituição em favor das pessoas com deficiência, dentre elas o termo de cooperação técnica celebrado entre a Defensoria e a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres).

“Sem perder o foco na prestação da assistência jurídica de qualidade a parcela significativa da população que não pode pagar um advogado, com ações como estas investimos, de forma extrajudicial, no fortalecimento da defesa dos direitos de populações vulneráveis, atendidas tanto pelo núcleo especializado quanto pelo Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência, da Defensoria”, assinalou.  Além da capital, a iniciativa pode ser estendida aos municípios, onde a DPE e a Vale mantêm núcleos.      

O defensor público Benito Pereira Filho, idealizador da iniciativa, acrescentou que a reunião com a Vale faz parte de um conjunto de ações e estratégias coordenadas pela Defensoria, com o objetivo de melhorar o acesso da pessoa com deficiência a postos de trabalho no estado, em observância à Lei nº 8.213/91. “Mesmo com a lei de cotas, no Maranhão ainda há um déficit de pessoas com deficiência cadastradas e capacitadas nos sistemas de empregos para que sejam absorvidas pelo mercado. O que pretendemos é nos aproximar desse setor a fim de que mais assistidos com deficiência sejam beneficiados”, ressaltou o titular do Núcleo de Defesa da Saúde, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, que vem articulando parcerias com outras empresas privadas. 

A necessidade de qualificação de mão-de-obra com a oferta de cursos profissionalizantes destinados a este segmento também foi outro ponto colocado na reunião. “Somente ano passado, atendemos cerca de 400 assistidos, que podem ser beneficiados com este trabalho”, disse a coordenadora do Ciapd, Lívia Carvalho, acrescentando que o centro realiza também um trabalho de conscientização voltado a pessoas com deficiência para mostrar os benefícios da colocação no mercado de trabalho. “Isso porque muitos fazem parte de programas sociais e temem a perda do benefício com a admissão. O que ocorre é a suspensão, que pode ser revista a qualquer tempo, caso seja preciso”.               

Agradecendo o convite, o diretor de Operações Logísticas da Vale, Dorgival Pereira, chamou atenção para a confiança depositada pela Defensoria na empresa, que mantém postos de trabalho em 23 municípios maranhenses, ao longo da Estrada Carajás. “Vejo de forma salutar esta parceria por conta da grande preocupação da Vale com os programas de inclusão, que contemplam também a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, disse.

Segundo a gerente de Recursos Humanos de Educação da Vale, Janaína Pinheiro, a empresa, que hoje mantém nos seus quadros cerca de 145 trabalhadores com algum tipo deficiência, está atualmente com um processo seletivo para o preenchimento de quatro vagas, as quais colocou à disposição dos assistidos da DPE/MA.

“A política de recursos humanos da Vale prevê a admissão de pessoas com deficiência além da cota estabelecida por lei. No entanto, encontramos dificuldade no recrutamento e triagem desse público. Criando um fluxo com a Defensoria, podemos receber os currículos dos interessados, facilitando o encaminhamento dos interessados de acordo com o perfil apresentado”, disse, disponibilizando-se também a fazer contato com representantes de departamento de recursos humanos de outras empresas, durante as reuniões da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), no Maranhão. “A ideia é contribuir com a mobilização de outros canais para serem parceiros da Defensoria nessa iniciativa”.    

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON