DPE realiza Curso de Língua Brasileira de Sinais

26/08/2015 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio de sua Escola Superior e do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), deu início este mês ao Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que se estenderá até outubro. A palestra de abertura da capacitação foi ministrada pelo professor Maik Waldemar Araújo Oliveira, no auditório da sede da DPE, em São Luís. O curso é fruto do projeto ‘Libras e Defensoria: o direito além das mãos’.

A capacitação, na modalidade iniciação, está sendo oferecida para servidores, estagiários, parceiros da DPE e comunidade em geral, com o intuito de estimular a comunicação entre pessoas surdas, potencializando as estratégias de promoção à cidadania e proteção dos direitos deste segmento.

A defensora geral Estado, Mariana Albano de Almeida, participou da abertura do curso, que contou ainda com a presença do diretor da Escola Superior da DPE/MA, Marcos Vinicius Campos Froes, do defensor público titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde, Benito Pereira Filho, e da coordenadora do Ciapd, Lívia Carvalho.

Segundo a gestora, a iniciativa reforça o papel da Defensoria como uma instituição promotora dos direitos humanos. “Além do caráter social e pedagógico da ação, temos a pretensão de preparar um servidor da instituição para atuar, futuramente, como um tradutor de libras, em conformidade com o que diz a lei”, adiantou Mariana Albano.     

O curso acontece sempre às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, encerrando-se no dia 22 de outubro. Responsável por repassar todo o conteúdo do curso, o professor de Libras Maik Waldemar abordará, dentre outros temas, o sistema de transcrição para libras; alfabeto manual; parâmetros; saudações em libras em contexto formal e informal; informações que envolvem especializações; profissões; família; reunião; gramática das libras; utilização de compreensão de pequenos diálogos; sinais de municípios maranhenses e estados brasileiros.

No total, o curso terá uma carga horária de 60 horas e os alunos que tiverem bom aproveitamento e frequência de 80% terão direito a certificado de conclusão de curso.

A realização do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional da Escola Superior, que desde 2014 tem colocado em prática uma extensa programação de minicursos, palestras e encontros, dentre outros eventos, com base nas demandas e necessidades apresentadas por membros e servidores da instituição, no que tange às políticas de qualificação profissional e promoção de educação em direitos.     

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON