Foto:
O defensor público estadual Thiago Josino Carrilho, titular do Núcleo da Família e Registro Público e coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), representou a Defensoria Pública do Estado na solenidade de lançamento da campanha institucional “Eu Cidadão, com Nome e Sobrenome”. Promovido pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Maranhão, o evento, realizado dia 28 de maio no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa, aconteceu durante a realização do 1º Ciclo de Debates sobre Registro Civil de Nascimento e Acesso à Documentação Básica.
Na ocasião, o defensor destacou a atuação da DPE/MA no enfrentamento ao sub-registro civil, que ocorre nas unidades de atendimento da capital e interior. “A Defensoria Pública vem se destacando nessa atuação de combate ao sub-registro, não ficando limitada apenas à judicialização de ações, mas também foca seu trabalho em atividades sociais e administrativas, em benefício dos assistidos para aquisição de documentos básicos que garantam ao individuo a cidadania tão necessária”, disse Thiago Josino.
Em seguida, a corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, destacou os trabalhos já realizados até o momento no Maranhão, que foi a unidade da federação que mais avançou no combate ao sub-registro na última década. Mas lembrou que ainda é preciso avançar para erradicar por completo o problema no Estado.
“Entre 2002 e 2013 o percentual de sub-registro no Brasil caiu de 20,3 para 6,7%. Um número que poderia ser comemorado, não fosse a enorme disparidade que ainda persiste entre os diversos estados brasileiros. No caso do Maranhão, que muito avançou, o índice de sub-registro se aproxima de 11%, enquanto há unidades federativas onde essa taxa cai para perto de 1%”, afirmou.
“A campanha ‘Eu Cidadão, com Nome e Sobrenome’ tem a finalidade de alcançar o interior do Estado, principalmente aquelas localidades mais afastadas dos centros urbanos. Como estratégia de mobilização, a campanha se desenvolverá por meio de agentes de saúde, conselheiros tutelares, educadores e outros agentes sociais que atuam junto a essas comunidades. A proposta é que eles sejam multiplicadores da importância de obtenção do Registro Civil de Nascimento nessas localidades.
“Eu Cidadão, com nome e sobrenome” está alinhada à Mobilização Nacional pela Certidão de Nascimento, do Governo Federal. A campanha visa, ainda, estimular a emissão da 1ª via da Certidão de Registro Civil de Nascimento junto às serventias extrajudiciais (cartórios). A proposta é de que, a partir do lançamento, sejam realizadas ações conjuntas de adesão e incentivo à campanha na capital e no interior.
Presente na abertura do Ciclo de Debates, o secretário de Direitos Humanos do Maranhão, Francisco Gonçalves, informou que o Governo do Estado já iniciou um trabalho por meio do programa MaisIDH com a finalidade de levar serviços de cidadania aos municípios maranhenses. Segundo ele esse debate vem para somar propostas ao programa, que também tem a finalidade de realizar a emissão do registro civil de nascimento.
“Essa é uma articulação importante, porque só vamos conseguir resolver o problema do registro de nascimento com parceria entre instituições publicas com o apoio da sociedade civil. Assim, temos que evitar a fragmentação e fortalecer a atuação interinstitucional entre Corregedoria, Secretaria e os outros parceiros do comitê”, afirmou.
Ele também lembrou que em breve será retomado o trabalho de implantação de unidades interligadas de registro civil no Estado. De acordo com a proposta da Secretaria, cada município que disponha de maternidade deverá contar com uma unidade que emite o registro ainda na maternidade, logo após o nascimento da criança.
Também estiveram presentes no ato de abertura da campanha, além do defensor público Thiago Josino de Arruda, os juízes corregedores Tyrone José Silva e Oriana Gomes, o secretário Adjunto de Proteção Social da Semcas, Rodrigo Barbalho Desterro, e a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Maranhão, Mirella Brito Rosa.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?