Foto:
Em reunião realizada esta semana, na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), representantes do Instituto Florence de Ensino Superior confirmaram participação na primeira atividade do Projeto Defensoria na Comunidade, que acontecerá no dia 26 de março, na Cidade Olímpica. O trabalho conjunto entre as duas instituições integra o Projeto Cidadão Defensor, cujo termo de convênio foi assinado, no final no ano passado. Conforme estabelece a parceria, acadêmicos de Direito da instituição de ensino superior prestarão atendimento jurídico, sob orientação e acompanhamento de defensores públicos.
O encontro para definição da atividade contou com a presença da defensora geral, Mariana Albano de Almeida, e das coordenadoras de cursos do Florence, Ana Maria Marques (Direito) e Ana Larissa Nogueira (Enfermagem). Também participou das discussões a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), da DPE/MA, a assistente social Isabel Lopizic.
Lançado em fevereiro deste ano, o projeto Defensoria na Comunidade dará continuidade às ações sociais e mediações de conflitos desenvolvidas pela Defensoria Pública na Cidade Olímpica, entre os anos de 2013 e 2014, por meio do Justiça Comunitária, projeto fruto de convênio com o Ministério da Justiça. A intenção é ampliar as atividades desenvolvidas na área, priorizando a resolução de conflitos extrajudicialmente. O projeto é de caráter itinerante, portanto, será levado para outros bairros.
“Tivemos uma reunião muito produtiva, onde estabelecemos várias frentes de parceria entre as duas instituições. Além do Cidadão Defensor, discutimos e alinhamos outras atividades que poderão beneficiar membros, servidores e assistidos, com uma programação voltada à saúde preventiva, dentre outros. Em oportunidades como estas nos aproximamos ainda mais dos nossos públicos interno e externo, por meio de ações de educação em direitos”, frisou Mariana Albano, que também acertou a participação do instituto na programação do Dia Internacional da Mulher, que será desenvolvida pela DPE/MA, nesta sexta-feira (6).
Para Ana Maria Marques, o trabalho em conjunto com a Defensoria está dando a oportunidade ao Florence de colocar em prática o tripé ensino, pesquisa e extensão. “A ampliação da nossa parceria é muito bem-vinda, uma vez que poderemos realizar um trabalho concatenado que extrapola os limites da sala de aula. Estamos buscando intensificar o envolvimento da Defensoria em grupos de pesquisa, promover cursos de extensão, que trarão muitos benefícios para o nosso aluno, que poderá colocar em prática o que aprenderam na academia, permitindo, ainda, ao Florence um retorno social de grande importância”, disse.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?