DPE realiza curso de Media Training para defensores e servidores

27/02/2015 #Administração
img

Foto:

Por conta da demanda crescente de solicitações da imprensa por entrevistas, informações e esclarecimentos sobre fatos e acontecimentos relacionados à Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), a Escola Superior da instituição realizou nesta quinta-feira (26), o primeiro treinamento de mídia, que contou com a participação de muitos defensores públicos e servidores. O objetivo do curso foi oferecer ferramentas adequadas à construção de um bom relacionamento com os veículos de comunicação do estado, a partir da preparação de porta-vozes aptos a contribuir com o fortalecimento da imagem da Defensoria perante a sociedade.

O treinamento dividido em duas etapas, a teórica e a prática, teve início pela manhã, com as boas-vindas do subdefensor Werther Lima Junior, do diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep/MA), Marcos Vinicius Fróes, e do presidente da Associação de Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Joaquim Neto, no auditório da instituição de ensino, no São Francisco. Também compuseram a mesa de abertura da atividade, a ouvidora da DPE/MA, Rosicleia Costa, e o instrutor do curso, Rafael Telles. 

Os gestores falaram da importância da realização do curso para garantir aos profissionais que integram os quadros da instituição a preparação e a desenvoltura de quem precisa de exposição na mídia. “Teremos ao longo deste dia uma ótima oportunidade de conhecermos um pouco mais sobre esse universo, visto que se trata de uma relação que precisa ser mantida de forma saudável, e que muitos benefícios podem nos trazer, aproximando ainda mais a instituição dos nossos assistidos”, destacou Werther Junior, ressaltando a parceria existente entre a gestão e a Assessoria de Comunicação da DPE/MA, coordenada por Socorro Boaes. Presente ao evento, a jornalista falou do trabalho de relacionamento com a mídia mantido pelo setor, ressaltando experiências e impressões de quem lida com a área diariamente.   

Para Marcos Fróes, a escolha do tema para abrir o I Ciclo de Formação de Defensores Públicos de 2015 é bastante oportuna, fruto de uma demanda verificada no dia a dia da instituição. “A Escola Superior, sempre atenta às necessidades de qualificação profissional de defensores e servidores, tem a satisfação de abrir a programação de cursos deste ano com um treinamento atual e necessário para que nós estejamos cada vez melhor preparados para transmitirmos a nossa mensagem de forma mais clara e objetiva”, disse, lembrando que o treinamento não apenas repassa conhecimento como estimula habilidades e atitudes. O treinamento contou ainda com a participação de representantes de movimentos sociais, por intermédio da Ouvidoria.

Durante a capacitação, também conhecida como media training, o consultor empresarial e coach Rafael Telles abordou aspectos como a construção da imagem da instituição, organização do discurso, preparo de entrevista, com dicas e técnicas de como falar para os diferentes tipos de mídia. Na parte da tarde, houve a gravação de simulação de entrevistas. 

“Saber se expressar é uma necessidade do ser humano, por isso a importância de nos comunicarmos bem, de sermos entendido. Para a Defensoria Pública, isso ainda é mais necessário por estarmos tratando de uma instituição que tem um papel social de grande relevância e que, portanto, pressupõe uma comunicação eficiente com o seu público alvo. Mas o fato é que mesmo para agentes públicos, e no caso dos defensores, habituados à exposição, a falar em público, atender a uma demanda da imprensa não é fácil. Nesse treinamento, mas do que ensinar técnicas e repassar dicas, a nossa intenção é ajudar a construir um relacionamento profícuo”, frisou.            

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON