DPE inicia curso de gestão de qualidade para implementar ações do programa 5S

13/02/2015 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) realizou esta semana, o primeiro módulo do curso de gestão de qualidade “Implementando o Programa 5S: da teoria à pratica”, ministrado pelo consultor técnico credenciado pelo Sebrae, Thadeu Edson Borba. Trinta servidores estão participando da capacitação, que prevê mais três encontros, além de consultorias direcionadas a subgrupos, reuniões de alinhamento e demais estratégias que visam integrar defensores e servidores às metodologias do programa organizacional.

A atividade é resultado de articulações feitas pelo Comitê Gestor Interno do GesPública, no âmbito da DPE/MA, por meio do grupo responsável pela revitalização do Programa 5S dentro da instituição, sob a coordenação executiva do subdefensor geral, Werther Lima Junior. Segundo ele, a capacitação marca um novo momento do 5S na Defensoria Estadual, com foco na promoção e implementação de atividades capazes de transformar o ambiente de trabalho e a atitude dos servidores, na busca do aumento da produtividade.

“A nossa intenção é reforçar as ações do programa de qualidade 5S, colocando em prática tudo aquilo que apreenderemos em palestras e reuniões de alinhamento, que desta vez serão ainda mais regulares. Nossos facilitadores, que são os guardiões do programa 5S dentro de seu ambiente de trabalho, serão fundamentais no processo, interagindo, disseminando informações e ajudando na consolidação do programa”, explicou o subdefensor. Ele informou, ainda, que as ações do 5S já estão sendo identificadas por uma nova logomarca, assinada pela servidora Renata Cantanhede.

Na palestra de abertura, acompanhado da advogada e analista do Sebrae, Marise Gonçalves Abdalla, o consultor Thadeu Borba fez a apresentação do programa, esclarecendo os servidores sobre as adaptações feitas pelo Sebrae para garantir o melhor aproveitamento e absorção das informações. Explicou que foi estabelecido um anagrama, na língua portuguesa, onde cada uma das letras corresponde aos conceitos trabalhados pelos orientais que criaram o modelo. “Traduzimos as palavras em japonês do 5S e então surgiu o anagrama D-OLHO, reunindo todas as boas práticas de gestão em busca da excelência: descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida”, destacou.

No primeiro módulo do curso, realizado nesta quinta-feira (12), Thadeu Borba repassou ensinamentos sobre a preparação do ambiente e a prática do descarte, numa referência a letra “D” do anagrama. Até o dia 26 de março, serão vistos todos os demais conceitos em encontros periódicos, com duração de 3 horas.

“No intervalo dessas atividades, o treinamento será mantido com grupos menores, de dez pessoas, onde realizaremos as consultorias, utilizando metodologias como check list e auditorias. Esses grupos terão a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos até que o programa de qualidade fique inserido no DNA da Defensoria Pública e a instituição comece a colher os frutos desse novo momento e ainda se torne referência para outras Defensorias”, ressaltou o consultor, que tem vinte anos de experiência no treinamento de gestão da qualidade.

Atualmente o comitê 5S da DPE/MA é composto pelo subdefensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Júnior, e os servidores Cleudes Cristina Lima, João Nepomuceno de Lima Filho, Cidália Maria Nascimento Costa e Ricardo Corrêa Lemos. “Cada setor da Defensoria está representado por servidores que estão participando da capacitação. Isso é necessário para garantir o envolvimento de toda a instituição, facilitando as adaptações e mudanças que deverão ocorrer ao longo do ano, e permitindo que elas aconteçam de forma tranquila e consciente”, acrescentou Cleudes Lima.        

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON