Defensora geral participa de reunião para discutir propostas de Governo para o sistema penitenciário

08/01/2015 #Administração
img

Foto:

A defensora geral do estado, Mariana Albano de Almeida, participou na terça-feira (06), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), de reunião com novo secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Murilo Andrade de Oliveira, e demais membros do Grupo de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema. Em pauta, o planejamento estratégico de trabalho do sistema prisional local para 2015, bem como a parceria do governo estadual com os órgãos e entidades da área de execução penal.

O encontro teve a participação de representantes do Ministério Público Estadual, Polícia Civil e Poder Judiciário, e aconteceu na sala do presidente do TRE e coordenador-geral do grupo, desembargador Fróz Sobrinho. Murilo Andrade de Oliveira garantiu que está pronto para trabalhar e recuperar todo o atraso na execução de políticas públicas para o Sistema Prisional.

"Planejamos essa primeira reunião, na verdade, antes mesmo de assumirmos a pasta porque entendemos que precisamos unificar ainda mais esse trabalho integrado e positivo, já mostrado pelo comitê. Nossa urgência é tratar os problemas de forma pontual, até saná-los. Sabemos que o Sistema Prisional do Maranhão sofreu um desgaste muito grande ao longo dos anos. O governador Flávio Dino já garantiu que vamos trabalhar para mudar esse quadro que, felizmente, já começa a se organizar, a partir de medidas que estamos adotando. Nosso intuito é tornar o Estado como referência, e respeitado na aplicação das políticas públicas para a área”, adiantou Murilo Andrade de Oliveira.

A mesa redonda foi presidida pelo desembargador Fróz Sobrinho que antecipou pontos importantes, tais como a qualificação dos servidores penitenciários e dos métodos de trabalho. "Nesse primeiro encontro é importante reforçamos pontos relevantes. O primeiro deles é manter o trabalho desse comitê integrado nessa nova caminhada. Também precisamos ampliar mais nossa comunicação, troca de dados referentes aos detentos, e dessa forma qualificar os presídios e não quantificá-los", citou o presidente da casa e coordenador do comitê.

Murilo destacou o empenho do novo governo em solucionar a problemática do Sistema prisional do estado. “Por determinação do governador Flávio Dino estamos, nesse primeiro momento, identificando os principais pontos que serão atendidos pelas medidas emergenciais destinadas ao sistema penitenciário”.

Entre os pontos considerados urgentes na reunião foram destacados o reforço da segurança interna das unidades prisionais, com a oferta de postos de trabalho e de capacitação da população carcerária.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON