Foto:
A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) participou da programação alusiva ao Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, durante a Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo. Com o tema “Eu Escolho uma Vida sem Violência”, a campanha ressalta a conscientização da sociedade para um olhar de tolerância zero à violência de gênero em todo o Maranhão.
A mobilização recebeu adesões institucionais de empresas públicas, privadas e organizações não governamentais. Durante a campanha, a Defensoria Pública do Estado integrou as ações, participando de caminhada, palestras e ações sociais. Para a defensora geral do estado, Mariana Albano de Almeida, este tipo de ação reforça a atuação já realizada de forma regular, por meio do Núcleo da Mulher e da População LGBT. “Precisamos lançar um olhar diferenciado para a questão da violência contra a mulher e outros grupos historicamente excluídos e discriminados. O núcleo especializado da Defensoria chegou para atender esse público de forma humanizada, visando não só atendimento jurídico, mas o acompanhamento psicossocial de mulheres vitimadas”, explicou.
O Núcleo Psicossocial da DPE realizou uma palestra na Unidade Mista do São Bernardo. Na oportunidade, a assistente social Lila Barbosa, da equipe do Núcleo Psicossocial da instituição, falou sobre o funcionamento da DPE, destacando a atuação do Núcleo Especializado da Mulher. De forma mais específica, apresentou um panorama do contexto da violência no Maranhão, indícios e consequências desse mal que cresce a cada dia.
Segundo Lila Barbosa, a comunidade ficou surpresa sobre o serviço oferecido pela Defensoria e interagiu bastante durante a palestra. “Fomos convidados pela assistente social da instituição e ficamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho, pois o nosso objetivo de conscientizar e alertar a população foi cumprido.” Participaram da palestra mulheres em atendimento, enfermeiras e médicos e diretoria da unidade.
A convite do Ministério Público do Estado (MPE/MA), a DPE participou de caminhada pelo Centro da cidade, como parte da Campanha “Maria da Penha em Ação: Prevenção da Violência Doméstica nas Instituições de Ensino”. Houve ainda realização de atendimentos na área psicossocial a mulheres do bairro da Liberdade, durante a ação social que aconteceu na Unidade Ensino Básico Min. Mario Andreazza.
A instituição também integrou as atividades em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, durante evento do Tribunal de Justiça, por meio da Corregedoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. Na programação, palestras e oficinas com vistas a sensibilização sobre a necessidade de ações conjuntas de órgãos do poder público e sociedade civil no enfrentamento à violência contra à mulher, seja ela física ou psicológica. As ações aconteceram no Sindicato dos Vigilantes.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?