Foto:
A Central de Interpretação de Libras (CIL), vinculada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), desde o início de suas atividades, vem somando esforços para facilitar o acesso a serviços públicos essenciais às pessoas surdas da Região Metropolitana de São Luís. Na primeira quinzena de novembro, a presidente da Associação dos Surdos do Maranhão (Asma), Lídia Arouche, esteve na Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) acompanhada de um intérprete da CIL.
O atendimento fora das dependências da Central de Interpretação de Libras faz parte dos serviços oferecidos para a sociedade. Essa modalidade fica a cargo do solicitante que deve requerer um agendamento prévio para a disponibilização de um intérprete. “É muito importante ter o acompanhamento de um interprete para intermediar a comunicação, pois facilita o diálogo com os diversos profissionais, além inserir o surdo na sociedade”, declarou Lídia, em libras.
Alberto da Silva Lima, intérprete designado para acompanhar a presidente da Asma, falou sobre o atendimento prestado pela CIL. “Tivemos até agora dez atendimentos in loco como este, mas após a divulgação nas rádios e na TV, houve um crescimento expressivo da demanda”, afirmou.
Para Lívia Carvalho, coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência da DPE/MA, essa interação favorece a inserção do surdo nos serviços públicos. “Esse serviço amplia o alcance dessas pessoas com necessidades especiais aos serviços públicos. Aqui na Defensoria já sentimos um aumento no número de atendimentos desde que a Sedihc lançou a Central de Interpretação de Libras”, enfatizou Lívia Carvalho.
Fonte: Sedihc com informações da Ascom-DPE/MA
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?