Defensor público faz visita à Central de Relacionamento da Defensoria do Rio de Janeiro

11/11/2014 #Administração
img

Foto:

O defensor público e coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Thiago Josino Macedo, fez visita institucional à CRC da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPERJ). Na ocasião, o defensor conheceu a estrutura e os sistemas utilizados pela central carioca. Essa troca de experiências e busca por boas práticas fazem parte das metas da atual gestão em aprimorar os serviços e aumentar a capacidade de atendimento da CRC no Maranhão.

Inaugurada em 2008, a CRC do Rio de Janeiro tem se notabilizado como uma das mais estruturadas do país, inclusive recebendo menção honrosa no Prêmio Innovare daquele ano. Para Thiago Josino Macedo, que há seis meses exerce a função na CRC local, a interação e o conhecimento mais aprofundado de outras unidades justificaram a incursão à central do Rio.

“A visita foi muito produtiva. Na oportunidade, pude verificar o modo de funcionamento da estrutura local, para criar novas estratégias de atendimento cada vez mais eficientes, respeitando a realidade vivenciada por cada estado. O objetivo é dispor de um atendimento mais humano e efetivo na CRC, que é uma porta de acesso à Justiça para a imensa maioria da população, tornando, na prática, todo o sistema de Justiça mais acessível para o cidadão hipossuficiente”, disse o defensor, que ainda aproveitou a ocasião para visitar o Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência (Nudem).

No Maranhão, a CRC presta informações sobre o funcionamento da instituição e realiza acompanhamento processual. Este último corresponde a mais de 90% dos atendimentos realizados pela central. Na DPERJ, os serviços da CRC visam ainda, através do sistema de call center, reproduzir o pré-atendimento que normalmente é presencial. “No Rio de Janeiro, por meio do 129, os servidores identificam a natureza jurídica do problema do assistido, fornecendo-lhe listagem de documentos, endereço, dia e hora para atendimento, o que facilita muito a vida do assistido, reduz o tempo de espera e agiliza o resultado”  explicou. 

Na opinião do defensor público, a Central de Relacionamento cumpre com um importante papel na materialização do direito à informação jurídica, elemento garantidor do acesso à Justiça e que viabiliza a solução extrajudicial de conflitos de interesse. “Na prática, o cidadão obtém acesso à informação jurídica de forma confortável, rápida e gratuita, sem necessidade, para tanto, de faltar ao trabalho, enfrentar filas, gastar com transporte e alimentação”, concluiu.

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON