Ouvidora define estratégias para fortalecer canal de diálogo com a população

10/11/2014 #Administração
img

Foto:

Empossada no cargo de ouvidora da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), no final de setembro passado, a assistente social Rosicléia Machado Barbosa Costa está finalizando a produção de diagnóstico do setor. Com base nesse levantamento, serão adotadas estratégias que possibilitem traçar um plano de ação voltado a fortalecer ainda mais o canal de diálogo da Defensoria com a população. Para tanto, Rosicléia Costa tem analisado relatórios anteriores, onde constam atividades desempenhadas pela Ouvidoria da DPE desde a sua implantação, em julho de 2012, e conversado com representantes de instituições e entidades da sociedade civil.

Outra providência tomada pela nova ouvidora foi a elaboração de uma agenda de compromissos internos e externos, onde ela tem mantido contato com setores da Administração e dos núcleos especializados da Defensoria Estadual. “Vamos conversar com todos os setores, visando à melhoria da relação interpessoal com o assistido para transformar a cultura da reclamação em uma relação de cooperação e participação, garantindo uma escuta qualificada onde todos no diálogo tenham espaço para falar e escutar”, ressaltou a profissional que foi escolhida obedecendo a critérios rigorosos baseados em modelo adotado pela Defensoria Pública de São Paulo.

Rosicléia Costa também iniciou uma intensa articulação com representantes de movimentos sociais com o objetivo de conhecer melhor as demandas de cada segmento. “Nesse primeiro mês estamos nos apropriando das ações da Defensoria e interagindo com os atores que colaboram continuamente para o melhoramento da prestação de serviços da DPE”, disse, acrescentando que estão previstas visitas a comunidades quilombolas, conselhos tutelares, líderes comunitários, dentre outros. A ouvidora informou, inclusive, que já está em articulação com o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) para tratar de uma demanda de líderes comunitários sobre cobrança indevida de taxa de esgoto das residências da capital.

Eleita para o biênio 2014/2016, a nova ouvidora da Defensoria Estadual tem reconhecida trajetória na luta pela defesa e garantia dos direitos de adolescentes, especialmente no contexto do sistema de medidas socioeducativas do Maranhão desde 2003. Ela é graduada pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com especialização em Política de Assistência Social e Gestão do Sistema Único da Assistência Social, pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, e em Gerontologia, pela Faculdade Santa Fé, em São Luís.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON