Defensoria integra debate sobre os direitos da pessoa idosa

31/10/2014 #Administração
img

Foto:

A defensora pública geral, Mariana Albano de Almeida, participou da quinta edição do projeto Galeria de Direitos Humanos, que aconteceu nesta semana, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho. Cerca de 70 pessoas participaram da roda de conversa que foi conduzida pela secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira.

Além da defensora geral, também integraram as discussões da Galeria de Direitos Humanos a médica geriatra, Jacira Serra; a representante da Delegacia do Idoso, a psicóloga Roseana Freitas e a diretora da Instituição de Longa Permanência do Idoso – Solar do Outono, Ana Lúcia Azoubel. Cada um dos palestrantes teve 15 minutos para apresentar o trabalho desenvolvido por sua entidade ou instituição em prol da promoção e defesa dos direitos do idoso. Após cada apresentação, a palavra era franqueada ao público para esclarecimento de dúvidas e demais contribuições.

Em sua apresentação, Mariana Albano destacou a atuação da Defensoria na área do idoso por meio do Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa, que presta assistência jurídica, e do Centro de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), responsável por mediações, visitas e atendimento psicossocial ao segmento.  “A maioria dos idosos chega à Defensoria fragilizada, carecendo não só de assistência jurisdicional, mas de apoio e carinho. Para oferecer esse atendimento de qualidade, contamos com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, gerontólogo, assistente social e terapeuta ocupacional”, explicou Mariana Albano. A defensora geral também apresentou dados estatísticos da atuação da DPE/MA, que somente em 2014  já realizou quase cinco mil.

Realizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), a galeria tem o objetivo de dar visibilidade, refletir, discutir e analisar temas relacionados aos direitos humanos. Para a secretária da Sedihc, Luiza Oliveira, o evento visa reunir a população em torno de debates de grande relevância para o poder público e a sociedade, com o intuito de reafirmar os direitos humanitários.

O idoso Francisco de Freitas, de 74 anos, participou da roda de conversa e afirmou que fazer parte da terceira idade é poder experimentar o melhor da vida. “Já estou com a idade avançada, mas agradeço a Deus por esse privilégio. Melhor ainda é quando chegamos nessa etapa com saúde e com nossos direitos respeitados”, afirmou o idoso.

O tema idoso foi escolhido para esta edição do projeto, porque em outubro é   comemorado o Dia Internacional do Idoso e uma década de existência do  Estatuto do Idoso. O Estatuto determina que "é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária".

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON