Foto:
Com a apresentação artística de grupos formados por idosos, foi aberta nesta quarta-feira (1º), a IV Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa, promovida pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com 16 instituições públicas e da sociedade civil que trabalham em favor dos direitos da população na faixa etária a partir dos 60 anos. Presidido pela defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, o evento, que se estende até esta sexta-feira (3), tem como objetivo estimular o protagonismo do idoso, por meio de atividades lúdicas, na perspectiva de sensibilizar jovens, crianças e idosos para um envelhecimento digno e saudável.
A IV Feira Cultural, realizada no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e na sede da Defensoria Pública Estadual, marca as comemorações pela passagem dos dias estadual, nacional e internacional do idoso. Para Mariana Albano, o evento é mais uma oportunidade de reforçar as ações e projetos desenvolvidos pelas instituições que integram a Rede Nacional de Proteção e Defesa do Idoso (Renadi/Maranhão).
“Há cerca de quatro meses promovemos atividades por ocasião da campanha de combate à violência contra o idoso e agora estamos chamando a atenção, neste evento, para a necessidade de estimularmos a prática de hábitos saudáveis por parte dos idosos, que incluem o envolvimento em atividades culturais, consideradas fundamentais para uma vida com mais qualidade. Com certeza, isso tem reflexo positivo no clima de harmonia e respeito que a família deve cultivar, e que deve servir de base para uma sociedade que vive hoje o fenômeno do envelhecimento”, destacou a defensora geral, que esteve na solenidade de abertura acompanhada do subdefensor geral, Werther Lima Júnior, e do corregedor da DPE/MA, Peterson Barros Leal.
A secretária estadual de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania (Secidh), em exercício, Agenilma Gomes, disse que as políticas públicas voltadas ao segmento não podem perder o viés da valorização do idoso. “A Defensoria Estadual e todas as demais instituições envolvidas na realização desse evento estão de parabéns por trazer para este palco a história de vida dessas pessoas, que, com certeza, serve de exemplo para todas as gerações”, ponderou.
A coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, Isabel Lopizic, também se pronunciou, falando dos inúmeros desafios dos governos e da população frente ao processo de envelhecimento. “O Brasil envelheceu, o Maranhão envelheceu e a sociedade como todo insiste em não perceber que o envelhecimento é irreversível. É preciso que todos lutemos por uma sociedade inclusiva que dê ao velho o devido lugar que merece”, ressaltou Isabel, que também é presidente do Conselho Estadual de Defesa do Idoso.
Representando os idosos, a enfermeira Teresa Carvalho, que coordena o setor de atenção à saúde do idoso da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu o seu testemunho de vida, uma vez que completou, em 2014, 60 anos. “O importante, em qualquer idade, é viver com muita alegria, cuidando do seu bem-estar, fazendo exercícios regularmente, ouvindo e dançando música, e namorando muito, dentre outras atividades que ajudam a envelhecer de forma digna e prazerosa”, assinalou.
As apresentações dos grupos de corais “Vozes de Sabedoria”, do Serviço Social do Comércio (Sesc), e “Francisco Jara”, do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), emocionaram o público. A programação também contou com a performance teatral “Estatuto da Vida”, da Companhia de Teatro do Viva Cidadão, e a animação do grupo “Meninas Show”. Foi aberta ainda a exposição de pinturas do PAI.
Programação – Nesta quinta-feira (2), conforme programação, estão confirmadas apresentações culturais e ofertas dos serviços como limpeza de pele, massagem terapêutica, maquiagem, podologia e aferição de pressão.
No encerramento, sexta-feira (3), na sede da DPE/MA, em São Luís, será realizado o Sarau “Re-Vivendo a Arte”, que contará com as participações de instrumentistas, músicos e poetisas.
Também compuseram a mesa de abertura do evento, no palco do Teatro Alcione Nazareth, a presidente do Conselho Municipal de Direitos do Idoso, Astemar Castro, a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Maranhão (SBGG/MA), Jacira Serra, e a superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Roseli Ramos.
A IV Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa é fruto de parceria entre a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa do Idoso e do Ciapvi, a Pastoral da Pessoa Idosa, o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), a Casa dos Conselhos, a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), o Conselho Estadual do Idoso (Cedima), o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABMCI), o Sesc, o Viva Cidadão, a Femadi e as secretarias de saúde, de cultura, da previdência social, de direitos humanos, assistência social e cidadania e o grupo de idosos ativos da melhor idade.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?