Foto:
Como parte da programação desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em homenagem ao Dia dos Pais, foram ministradas, semana passada, duas palestras sobre a temática “Amar além de reconhecer”, voltadas a idosos e pessoas com deficiência. Na primeira delas, a coordenadora do Centro de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, Isabel Lopizic, esteve na Universidade da Terceira Idade (Uniti), a convite da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), falando sobre a importância da construção de laços afetivos entre pais e filhos, que devem ser fortalecidos por toda a vida.
Para Isabel Lopizic, que também responde pela presidência do Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos (Cedima), o encontro “foi um momento muito produtivo no qual conversamos sobre o relacionamento entre pais e filhos como base para uma família mais harmônica e, consequentemente, uma sociedade melhor”. Ao final da palestra, juntamente com a também assistente social do Ciapvi, Maria de Guadalupe Barros, distribuiu exemplares do Estatuto do Idoso, bem como panfletos informativos sobre projetos e serviços oferecidos pela Defensoria Pública.
O evento integrou a programação elaborada pela DPE/MA, que teve como destaque o lançamento da edição 2014 do Projeto Ser Pai é Legal, com a oferta de atendimento jurídico e social e coleta de material genético para exame de DNA, na sede da instituição, no último dia 8 de agosto.
Escola de Cegos - A segunda palestra da programação do Dia dos Pais foi ministrada pela coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), da DPE/MA, Lívia Carvalho, na Escola de Cegos do Maranhão, sobre a mesma temática.
“A nossa intenção foi massificar o assunto, mostrando a todos, e em especial aos pais, o quanto é importante a presença deles no convívio familiar. No nosso caso, a abordagem foi direcionada aos pais com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e múltipla), no sentido de estimulá-los ao convívio e interação com os seus filhos, tenham eles deficiência ou não”, disse, explicando que o Ciapd desenvolve atividades de promoção à inclusão social, estimulando o protagonismo destas pessoas na sociedade. Durante o evento, ainda houve um momento de oração, sorteio de prêmios e ao final foi servido um café da manhã.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?